Como saber se você está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único)? Entenda

É possível retirar o comprovante de inscrição no CadÚnico de diversas maneiras. Registro é fundamental para programas sociais.

O CadÚnico (Cadastro Único) é a principal fonte de informações do governo federal para criar programas sociais e distribuí-los para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o registro, o indivíduo pode ser habilitado em vários benefícios. Por isso, é importante saber se você está inscrito no CadÚnico.

continua depois da publicidade
Leia também

Entre os programas do CadÚnico, estão o Bolsa Família e o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida). Além disso, o auxílio emergencial utiliza parte dos dados do Cadastro Único para fazer os seus repasses.

Como saber se se você já está inscrito no CadÚnico

É possível que o interessado saiba se está inscrito no CadÚnico de três formas diferentes. A primeira é no site do governo federal, a segunda é por meio de ligação para o número 0800 707 2003. Por fim, ainda é possível fazer a consulta via aplicativo do Cadastro Único (disponível para Android e iOS).

Caso você queira emitir o cartão de comprovação do CadÚnico na internet (aplicativo ou site), é preciso informar os dados abaixo:

continua depois da publicidade
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e município onde a pessoa reside.

O cartão de comprovação de inscrição no CadÚnico é utilizado em várias áreas. Isenção em concursos, é um dos exemplos de exigência da comprovação.

Quem pode participar do CadÚnico

Segundo as regras do governo federal, para participar do CadÚnico (Cadastro Único), os interessados precisam cumprir uma das regras abaixo:

  • Fazer parte de família com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Seja membro de família com renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
  • Faça parte de família composta por apenas uma pessoa (mora sozinha);
  • Esteja em família composta por pessoas em situação de rua.

O governo federal ainda aceita que pessoas com rendas maiores façam parte do Cadastro Único, desde que cumpra os demais requisitos do programa social desejado, conforme prevê a lei.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade