A diretoria de comunicação do Ministério da Cidadania informou que o órgão voltará a cobrar a devolução do auxílio emergencial indevido. Quem recebeu uma ou mais parcelas do benefício sem ter direito será notificado pelo governo via SMS.
- Bolsa Família: saiba o que pode excluir uma pessoa do benefício
- 14º salário do INSS (abono extra) é aprovado em comissão da Câmara
“O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, utiliza de todos os meios para comunicar e orientar os trabalhadores sobre questões relativas ao Auxílio Emergencial. Abrimos diversos canais e disponibilizamos recursos tecnológicos para sempre ampliar a eficácia do programa, que já repassou mais de R$ 335 bilhões a 68 milhões de cidadãos”, disse o ministro da Cidadania, João Roma.
Como serão os SMS do governo?
As mensagens de texto serão enviadas nesta segunda e terça-feira (04 e 05/10) com as informações sobre o estorno. Os avisos também terão orientações de como denunciar fraudes ou fazer o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
“Este será o segundo lote de mensagens no ano de 2021. O objetivo é reforçar as orientações divulgadas por meio das mensagens encaminhadas em agosto”, explicou o secretário Ronaldo Navarro. Foi feita a devolução de R$ 40,6 milhões do auxílio indevido depois da primeira rodada de mensagens.
Os SMS serão enviados pelo próprio Ministério da Cidadania pelos números 28041 ou 28042. as notificações conterão o CPF do beneficiário e o link para o estorno iniciado com gov.br. Os cidadãos precisam ficar atentos, pois qualquer mensagem de outro número pode ser um golpe.
Como fazer a devolução do auxílio emergencial indevido?
Quem tiver valores para ressarcir deve acessar o site criado pelo Ministério da Cidadania para os estornos. Essas pessoas deverão preencher as informações pedidas, gerar boleto e efetuar o pagamento pelo Banco do Brasil.
Também é possível solicitar a emissão da guia de recolhimento para outros bancos. Já quem tem DARF em aberto, deverão acessar o portal do governo para fazer a devolução do auxílio indevido. Esse link também vale para denunciar fraudes ou informar divergência de valores.