Como saber saber se o CPF está negativado? Entenda

Quem teve o nome incluído nas listas do Serasa ou do SPC está com o CPF negativado por conta de alguma dívida em aberto. Veja se é o seu caso e o que fazer.

As pessoas podem ter seu CPF negativado caso deixem de pagar uma conta ou compra, fazendo com que a dívida fique em aberto. É comum dizer que o trabalhador fica com o "nome sujo", pois acaba comprometendo sua vida financeira.

continua depois da publicidade

Alguém nessa situação entra na lista dos órgãos de proteção de crédito, como Serasa e SPC. Esse indivíduo fica impedido de algumas ações, como solicita um empréstimo.

O Serasa informou que, atualmente, existem cerca de 62,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado. Isso soma uma quantia próxima a R$ 249, bilhões, calculando uma dívida média de R$ 3,9 mil por pessoa.

CPF negativado: como verificar pela internet

Quando uma pessoa está com pagamento em aberto, a empresa deve notificá-la sobre a dívida. De acordo com a lei do consumidor, esse aviso também deve informar a data em que o cliente terá seu nome enviado ao SPC/Serasa.

continua depois da publicidade

No entanto, nem todo mundo fica sabendo quando está com nome sujo. Para verificar se o CPF está negativado pela internet, é preciso entrar num site especializado em proteção ao crédito. A consulta, normalmente, é feita pelo portal do Serasa, seguindo os passos abaixo:

  1. Na plataforma,  clique em “Consultar CPF grátis”;
  2. Insira seu CPF, clique em "continuar" e depois informe a senha. Se você ainda não tiver cadastro no site, clique no link "cadastre-se para abrir uma conta";
  3. Na sua conta, vá em “Meu CPF”. Nessa área você encontrará a mensagem dizendo se você está ou não com o CPF negativado.

Nome sujo: o que fazer para "limpar" o CPF

Se, na plataforma do Serasa, você identificar que está com o nome sujo, veja se o órgão tem opções de negociação. O Serasa costuma fazer feirões de renegociação de dívidas em parceria com diversas empresas.

continua depois da publicidade

Caso você não encontre a empresa específica para qual você está devendo, entre em contato diretamente com ela para negociar o pagamento. Muitas vezes, para quem já está com o CPF negativado, são dados descontos visando a quitação da dívida.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade