O CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) é uma base de dados nacional em que estão registradas as famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio dele, é possível verificar a parcela da população que precisa de suporte financeiro e assistencial.
- Com inflação em alta, salário mínimo 2022 recebe nova previsão de valor
- Gasolina fica mais cara em 18 estados do país; confira a tabela atualizada
Assim, as famílias podem entrar em programas sociais e receber benefícios pagos pelo governo. A inscrição no CadÚnico dá acesso a grandes projetos como o Bolsa Família e o Casa Verde e Amarela.
Quais são os requisitos para entrar no CadÚnico
O cadastramento nessa base de dados é baseado no faturamento das famílias. Dessa forma, para ser inscrito no CadÚnico é necessário ter:
- Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo);
- Renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo).
Vale ressaltar que se a renda for superior às citadas acima, é possível ser incluído no Cadastro Único desde que haja vínculo ou que a família esteja pleiteando algum benefício que use a base de dados como referência.
Além disso, são registradas no programa pessoas que estiverem em situação de rua. O governo federal ressalta ainda que, mesmo não estando dentro dos critérios, quem precisar do cadastro para receber um serviço também poderá se inscrever.
Como verificar sua inscrição no CadÚnico
O registro é feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no seu município. Para confirmar se você está inscrito no CadÚnico, basta acessar o site do governo federal. Na plataforma, você vai indicar:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e Município onde reside.
Depois disso, é preciso marcar a caixa “Não sou um robô” e clicar em “Emitir Certidão”. O mesmo procedimento de consulta pode ser feito pelo app Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS. Além disso, você pode tirar suas dúvidas sobre a base de dados ligando para 0800 707 2003.
Benefícios relacionados ao CadÚnico
Existem vários programas sociais vinculados a essa base de dados. O CadÚnico e suas inscrições são operacionalizados pelas prefeituras de cada cidade. Por meio desse registro é possível pleitear benefícios como:
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Bolsa Família;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Carteira do Idoso;
- ID Jovem;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Carta Social;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Telefone Popular.
Inscritos no CadÚnico também podem solicitar isenção de taxa em concursos públicos. Uma vez cadastrado é importante manter seus dados e de sua família sempre atualizados para não perder os pagamentos.