Beneficiários do Bolsa Família costumam sacar as parcelas por meio do cartão do programa. Eventualmente, problemas podem acontecer, como perder o cartão, por exemplo. Mas você sabia que existem outras alternativas para retirar o dinheiro em espécie?
- Cotas antigas do PIS/Pasep ainda podem ser sacadas; saiba como
- Assaí Atacadista está com vagas abertas de emprego em diversos estados
Como fazer o saque do Bolsa Família sem o cartão?
Quem está sem o cartão do Bolsa Família pode alguma razão pode sacar as parcelas diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, é necessário apresentar a guia avulsa de pagamento acompanhada de documento oficial com foto:
- Carteira de Identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho.
Como sacar o Bolsa Família usando o Caixa Tem?
O programa social foi migrado para o aplicativo Caixa Tem. Sendo assim, os beneficiários têm acesso direto aos valores por meio da conta poupança digital. A partir dela, esses trabalhadores podem fazer diferentes movimentações sem precisar ir ao banco.
A plataforma virtual permite transferências bancárias (TED, DOC, Pix), compras online e até pagamentos de contas e boletos. No entanto, existem pessoas que preferem utilizar o dinheiro espécie. A boa notícia é que o Caixa Tem também possibilita sacar o Bolsa Família sem cartão.
Para isso, o usuário deve acessar o aplicativo e encontrar o cartão de débito. Siga os passos:
- No Caixa Tem, vá em “Saque sem cartão”;
- Clique em “gerar código para saque”;
- Depois que a página carregar, clique em “gerar código”;
- Digite sua senha do app e clique no botão alaranjado.
Depois disso, o código vai aparecer na tela do celular. No entanto, é preciso ficar atento, porque ele só valerá por duas horas. Portanto, você deve realizar esse procedimento quando estiver saindo de casa ou, até mesmo, já no caixa eletrônico.
Após o prazo do código vencer, você precisará gerar um novo código para saque. Esse processo pode ser realizado quantas vezes forem necessárias e de graça.