Aumente seu vocabulário: veja 11 palavras que pessoas inteligentes usam

Se você já sentiu a necessidade de que precisa melhorar o vocabulário, conheça 11 palavras que só inteligentes usam.

A comunicação nunca se tornou tão necessária na vida de qualquer ser humano. Como estamos na era digital, as pessoas se comunicam com as outras com uma velocidade e frequência assustadoras. Por isso, é sempre recomendável melhorar o vocabulário, não é?

Leia também

Por isso, essa matéria selecionou 11 palavras que são massivamente usadas por quem tem um vasto repertório. Afinal, conhecer palavras novas possibilita escrever, pensar e até se expressar com muito mais facilidade no dia a dia. Aproveite ao máximo a leitura.

Utilize essas palavras para melhorar o vocabulário

1) Diligência

Se você procura uma forma de melhorar o vocabulário, essa palavra deveria fazer parte dele. Trata-se de um substantivo que significa agilidade, capricho, presteza, cuidado e competência. Na área militar ou jurídica, diligência também pode remeter a ações ou trabalhos realizados fora do quartel ou do cartório.

Exemplos:

  • Sônia era uma colaboradora que sempre realizava suas tarefas com diligência.
  • O batalhão de infantaria realizou a diligência na cidade vizinha.

2) Fatídico

Adjetivo usado para referir a tragédias anunciadas e que não podem ser evitadas. Ou seja, é algo ruim e extremamente adverso, em todos os sentidos.

Exemplo: Enquanto as torres gêmeas do World Trade Center ardiam em chamas, pessoas se atiravam dos prédios naquele fatídico dia.

3) Inescrutável

Para melhorar o vocabulário, é preciso saber o significado dessa palavra. Trata-se de um adjetivo que caracteriza alguma coisa ou pessoa que não se pode escrutar, ou seja, compreender, investigar, penetrar.

Exemplo: João era forte e nunca chorava perto de outras pessoas. Até no velório da sua mãe, o seu semblante sempre era inescrutável.

4) Inexpugnável

Adjetivo que remete a algo que é impossível de ser conquistado ou vencido. Quando se refere ao sentido figurado, essa palavra caracteriza uma pessoa destemida ou incontrolável.

Exemplos:

  • Durante décadas, Moscou era uma cidade praticamente inexpugnável.
  • Marlene sentia uma raiva tão grande que, mesmo depois de vários anos, continuava inexpugnável.

5) Lacônico

Para melhorar o vocabulário, essa palavra também não pode ficar de fora dele. Trata-se de um adjetivo que faz menção a falas e/ou textos breves, resumidos, sucintos, concisos.

Exemplos:

  • Maria foi lacônica ao explicar para o seu sobrinho como se faz vitamina de abacate.
  • João leu um comunicado extremamente lacônico.

6) Melhorar o vocabulário: Pueril

Essa palavra é um adjetivo que se refere a fase da infância, ou seja, a atitudes típicas das crianças. Também pode ser usada para caracterizar comportamentos infantis e/ou imaturos em pessoas adultas.

Exemplo: Camila é uma pessoa inteligente e sensata, mas se comporta de forma extremamente pueril quando está nervosa ou chateada com alguma coisa.

7) Intempérie

Está vendo que melhorar o vocabulário não é tão complicado quanto parece? Essa palavra é um substantivo que se refere a condições climáticas desfavoráveis (seca, tempestade, nevasca, furacão) e/ou a uma situação desfavorável (dificuldade ou algo negativo) para alguém.

Exemplos:

  • As intempéries do inverno afetam em cheio as lavouras de cana-de-açúcar.
  • Muitas pessoas têm dificuldades para lidar com as intempéries do dia a dia e são acometidas pela depressão.

8) Genuíno

Trata-se de um substantivo que remete a algo (concreto ou abstrato) verdadeiro e/ou original, de extrema qualidade.

Exemplos:

  • Marcos foi uma pessoa extremamente genuína ao dizer aquilo para Pedro, que logo revidou.
  • O mecânico recomendou que João colocasse somente peças genuínas em seu veículo.

9) Prerrogativa

Quando o assunto é melhorar o vocabulário, essa palavra também não poderia faltar em nossa lista. Trata-se de um substantivo que faz menção às vantagens concedidas para algumas pessoas que fazem parte de grupos específicos. Ou seja, nada mais é do que um privilégio.

Exemplos:

  • Pelo fato de Adriano ser um Advogado, ele tem algumas prerrogativas que pessoas que pertencem a outras profissões não têm.
  • Jamile passou em um concurso público de nível federal que dá direito a vários tipos de prerrogativas.

10) Melhorar o vocabulário: Presunçoso

Você conhece alguém que tem uma opinião exageradamente positiva a respeito de si próprio? Então, essa pessoa é presunçosa. Esse adjetivo remete àquele que se acha o mais bonito, inteligente, esperto, superior, eficiente, capaz e por aí vai.

Exemplos:

  • A competência de Maria em sua profissão, a tornou uma presunçosa de mão-cheia.
  • O tom de voz presunçoso que Miguel se dirigiu aos demais foi mal visto por todos os presentes na festa.
  • O sobrinho de Rogério é bastante presunçoso. Sempre passeando com o seu caro de luxo e com música alta, pelas ruas do bairro.

11) Estúrdio

Por fim, a última das palavras para melhorar o vocabulário. Esse adjetivo faz menção a uma pessoa desajuizada, sem consideração ou que não expressa juízo. No sentido figurado, caracteriza como algo incomum ou que não é normal. Esquisito, no sentido de causar estranheza aos outros.

Exemplos:

  • Mateus sempre teve o costume de usar roupas estúrdias.
  • O comportamento de Fabrício em determinadas situações sempre foi estúrdio.

E aí, o que você achou das palavras que podem melhorar o vocabulário? Agora é começar a fazer o uso delas em seu dia a dia e dar um upgrade em seu repertório.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.