Regras da nova CNH: veja o que muda na prática para os motoristas

Motoristas que já possuíam um documento válido não precisam tirar a nova CNH. A versão atualizada da carteira possui tecnologia antifraude e outras aplicações.

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido no dia 1 de junho. Em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional do Trânsito publicou a resolução 886, que especifica mudanças autorizadas na nova CNH.

continua depois da publicidade

Com mais elementos de segurança e uma aparência atualizada, algumas coisas mudaram para os motoristas, tornando o documento mais prático. Em relação ao projeto inicial de alterações da carteira, mudanças como tornar o documento um cartão de plástico ao invés de imprimi-lo em papel não foram aceitas.

O cartão seria vantajoso por incluir um chip de identificação, mas a nova CNH segue tendo um QR Code e fortificação contra fraudes e falsificações por meio de elementos gráficos.

O que muda para os motoristas com a nova CNH?

Leia também

Uma das principais dúvidas daqueles que possuem habilitação é se há a necessidade de trocar a CNH pela versão atualizada. A resposta é não. O novo padrão só é obrigatório para aqueles que renovaram a carteira ou tiraram a segunda via desde o mês passado (junho).

continua depois da publicidade

Da mesma forma, para quem está no processo de conseguir a primeira habilitação, a nova CNH é a que será válida. Quem já possui um documento que ainda não venceu só precisará fazer a transição quando a validade expirar, ou em caso de furto ou perda.

Os condutores brasileiros, agora, também podem ser identificados com maior facilidade por conta da tradução em inglês e espanhol presente na carteira. Assim, o uso da habilitação fora do país torna-se mais prático. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, o formato do documento possui requisitos internacionais de identificação.

continua depois da publicidade

Atualizações do documento

A nova CNH passou a incluir a filiação afetiva em suas informações. A partir de então, o motorista pode solicitar que, no campo “filiação”, seja incluído o nome dos pais, sem contar com fatores genéticos. Neste sentido, se reconhece a paternidade ou maternidade a partir da convivência e afetividade.

Da mesma forma, há alguns anos, certos estados já permitiam que o nome social pudesse ser utilizado em documentos de identidade. Agora, pessoas transexuais de todo o território brasileiro podem incluir seu nome social na nova CNH.

Já em questão de elementos gráficos, a carteira agora também inclui a categoria do veículo que o habilitado está apto a dirigir, com sua respectiva imagem. Motoristas que possuem habilitação categoria B, por exemplo, terão a marcação na frente do ícone de um carro. Na categoria D, uma marcação junto de um ônibus.

continua depois da publicidade

Segurança da nova CNH

Um grande diferencial da carteira de habilitação são seus novos elementos visuais que fortalecem a tecnologia contra fraude e falsificação. O documento possui tinta fluorescente que brilha no escuro, itens que só podem ser vistos com luz ultravioleta e mecanismos específicos para prevenir duplicação, como micro letras, tarjas e brasões.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade