Novo RG já tem calendário para emissão em todos os estados?

Estado do Rio Grande do Sul já começou a emitir o novo RG. Veja onde mais, em breve, o documento deverá ser feito.

Desde terça-feira (26/07), o novo RG, também chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), começou a ser emitido de forma regular. No caso, o pioneiro foi o estado do Rio Grande do Sul. Além dele, há expectativa de que outros locais comecem a disponibilizar os documentos aos cidadãos.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o novo RG foi anunciado no mês de março de 2022. De acordo com o governo federal, o documento passará por diversas mudanças, com o objetivo de dar mais segurança, se adequar aos padrões internacionais e diminuir a burocracia.

Novo RG: calendário para emissão está disponível?

Depois que o Rio Grande do Sul começou a fazer o novo RG, outros estados já anunciaram que pretendem disponibilizar o serviço o mais breve possível. A partir de agosto, há uma estimativa de que o Distrito Federal e os estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná iniciem os trabalhos. Entretanto ainda precisa de confirmação oficial.

Leia também

Não há um calendário específico com as datas de emissão de cada um dos estados da nação. O governo federal apenas informou que há um prazo máximo para que os serviços sejam adequados. No caso, até o dia 06 de março, todo o país deverá estar emitindo a CIN.

continua depois da publicidade

Como emitir o novo RG

Nos locais onde já há disponibilidade, o novo RG pode ser emitido gratuitamente nas secretarias estaduais de segurança pública e nos institutos de identificação. Ou seja, a CIN é feita pelos mesmos órgãos que emitiam a versão antiga do RG.

Para solicitar o documento, o interessado deve comparecer com sua certidão de nascimento ou de casamento (versão impressa ou digital). Caso a pessoa não tenha as digitais recolhidas, será feito um processo de biometria.

Também foi informado que o CPF precisa estar regularizado, pois o novo RG utiliza o cadastro como forma de identificação.

continua depois da publicidade

Mudanças no novo RG

Como informado, o novo RG conta com diversas modificações, como a presença de mais itens de segurança. Por isso, reunimos as principais alterações logo abaixo:

Unificação com o CPF

A principal mudança do novo RG é a unificação com o CPF. Agora, a CIN utilizará o número do Cadastro de Pessoa Física para identificar o cidadão. Anteriormente, como o registro era estadual, não sendo compartilhado, era possível ter 27 identidades diferentes, uma de cada Unidade Federativa.

Validade

A CIN seguirá padrões internacionais e por isso passará a ter validade, como ocorre com o passaporte, por exemplo. Veja abaixo como será:

continua depois da publicidade
  • 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
  • 12 a 60 anos: validade de dez anos;
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada.

Vale lembrar que a versão antiga valerá até o ano de 2032. Por isso, não há pressa para a renovação. O governo federal espera que haja uma atualização gradual do documento. Somente quem tem 60 anos ou mais não será obrigado a trocar pela nova versão. Para essas pessoas, o RG antigo terá validade indeterminada.

QR Code e documento online

O novo RG terá QR Code que permitirá que o documento seja autenticado e utilizado de forma online, por aplicativo, como já ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade