3 novos documentos nacionais são confirmados em 2022; veja quais

Três documentos de identificação serão alterados no ano de 2022. Veja quais são eles e se você será obrigado a atualizar.

Os brasileiros já contam com três novos documentos de identificação em 2022, que foram reformulados pelo Governo Federal, com objetivo de aumentar a segurança e evitar fraudes. Os documentos são a Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação e o passaporte. Veja quando você deverá ter as novas versões em mãos.

continua depois da publicidade

Carteira de Identidade Nacional

novo RG já está em vigor em todo território nacional. Contudo, ele começará a ser emitido em boa parte dos estados brasileiros a partir do dia 4 de agosto.

A emissão do documento deverá ser feita por todos os cidadãos, exceto aqueles que possuem 60 anos ou mais (facultativo para esse grupo). O modelo antigo da identidade possui um prazo de validade de dez anos, a partir da data de emissão. Assim, será obrigatória a troca quando o documento estiver vencido.

Leia também

O novo documento de identidade terá prazo de validade diferente, seguindo a idade do cidadão:

continua depois da publicidade
  • 0 a 12 anos: documento válido por cinco anos;
  • 12 a 60 anos: documento válido por dez anos;
  • A partir de 60 anos: prazo indeterminado.

A emissão do documento é gratuita, e deve ser solicitada nos mesmos locais onde eram feitas as versões antigas (geralmente Secretarias de Segurança Pública). Para obter o novo documento será preciso apresentar sua certidão de nascimento ou casamento (em formato digital ou impresso).

Além disso, aqueles que não passaram pela biometria anteriormente, serão submetidos ao processo na hora.

continua depois da publicidade

Carteira Nacional de Habilitação

A nova Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, já começou a ser emitida no país. A princípio, a transição acontece de maneira gradativa, enquanto os condutores forem renovar o documento ou solicitarem a emissão da primeira via. Dessa forma, não há necessidade de solicitar troca apenas em razão da nova versão. O documento deve ser solicitado no Detran do seu estado.

O novo documento possui tradução em três idiomas, português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade para os condutores. Além disso, ele pode ser expedido no meio físico ou digital, ou em ambos. A nova CNH tem elementos gráficos com objetivo de proteger os brasileiros das falsificações e fraudes.

Passaporte

Esse documento ainda será emitido no mês de setembro de 2022. O passaporte passou por uma série de modificações para dar mais segurança aos passageiros e evitar fraudes. A troca não será necessária de maneira imediata. A pessoa será obrigada a mudar apenas quando a sua antiga estiver vencida.

continua depois da publicidade

Dessa forma, apenas quando o interessado for renovar seu passaporte é que haverá a atualização. Conforme o governo federal, tanto o preço quanto a forma de emissão do passaporte não serão alterados.

A emissão do documento é realizada pela Polícia Federal (PF). O documento custa R$ 257,25 no prazo padrão e R$ 334,42 em casos de urgência. O pedido é realizado de maneira online no site da PF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade