Estas pessoas precisam renovar a CNH o quanto antes; veja o porquê

Para o mês de julho, há um grupo de motoristas que devem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja qual.

Conduzir veículos com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida é uma infração de trânsito que pode gerar multas, apreensão do veículo e até outras punições, dependendo da situação. Por isso, um grupo de motoristas precisa renovar a CNH o quanto antes.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, além de servir como documento para condução de veículos em vias públicas, a CNH também pode servir como documento de identificação. Por isso, sua atualização é fundamental.

Estas pessoas precisam renovar a CNH o quanto antes

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado do Mato Grosso, os condutores que possuem CNH com vencimento entre janeiro e junho de 2021 precisam renovar o documento até o final do mês de julho de 2022.

Leia também

Foi dado um prazo especial de atualização por conta da pandemia. Geralmente, é preciso renovar a CNH em até um mês após o vencimento. Caso queira, a pessoa pode iniciar o processo de atualização do documento de forma online. O Detran oferece duas opções para os motoristas:

continua depois da publicidade
  • Site do Detran do estado do Mato Grosso;
  • Aplicativo MT Cidadão (disponível para Android e iOS).

Foi informado pelo Detran que Pessoas com Deficiência (PcD) podem solicitar a renovação normalmente. Contudo, a pessoa deverá cumprir os processos exigidos para o caso, conforme prevê a legislação.

Ainda segundo o Detran, existem exceções que não permitem que haja o pedido de renovação online. Nesses casos (mudança de categoria, transferência de estado, documento para estrangeiro e alterações de dados), o interessado precisa comparecer a uma unidade do órgão.

continua depois da publicidade

De acordo com o Detran do Mato Grosso, o estado conta com cerca de 1,5 milhão de condutores habilitados. Portanto, pode-se estimar que milhares de pessoas precisarão renovar a CNH no mês de julho de 2022.

CNH passou por mudanças em 2022

O governo federal, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), anunciou mudanças na CNH. Agora, o documento terá mais informações sobre os veículos que os motoristas poderão conduzir, com figuras.

Há também mais itens de segurança como tinta especial fluorescente e outros detalhes que só podem ser vistos caso haja luz ultravioleta. Na parte de trás, há um texto em português, espanhol e inglês. O QR Code passou a ser fixo no documento para que o motorista possa utilizar a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

continua depois da publicidade

Por fim, o documento chama a atenção por ser nas cores verde e amarelo e por ter mais dados sobre o condutor.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade