Novo RG poderá ser utilizado em viagens internacionais; entenda

De acordo com as mudanças anunciadas, o documento passa a constar com o código MRZ, presente em passaportes para viagens internacionais nos países membros do Mercosul.

Em março deste ano, o Governo Federal anunciou o novo modelo de carteira de identidade nacional, conhecido como novo RG. A princípio, a mudança mais notável é a unificação das informações dos brasileiros através do número de CPF, e não mais pelo RG.

continua depois da publicidade

Além disso, o documento passa a ser utilizado em viagens internacionais, pois apresentará o código MRZ, também presente em passaportes. Desse modo, os cidadãos poderão embarcar nos terminais de autoatendimento para viagens especificamente nos países membros do Mercosul, facilitando a identificação e embarque.

Entretanto, o novo RG não substitui o passaporte, tendo em vista que esse documento continua válido e apresenta informações importantes sobre o viajante. Sendo assim, o novo RG é somente um complemento aos atuais métodos de identificação para viagens.

Quais são as mudanças do novo RG?

Leia também

Em relação à unificação através do número do CPF, a principal intenção do Governo Federal é reduzir a quantidade de informações geradas pelos brasileiros. De acordo com a legislação atual, cada cidadão emite um novo número de RG toda vez que se muda de estado, podendo ter até 27 registros ao longo da vida.

continua depois da publicidade

Dessa forma, a unificação pelo CPF garante maior segurança das informações, evitando fraudes e facilitando o gerenciamento de dados dos brasileiros para as instituições. Além dessa alteração, o novo RG passará a constar com um QR Code, presente nas carteiras nacionais de habilitação desde 2017.

Através deste código, será possível apresentar uma versão digital do documento, vinculada a um aplicativo que ainda está em desenvolvimento. Sobretudo, a proposta é criar uma espécie de carteira digital, unificando outros documentos como carteira de vacinação, certidão de nascimento, carteira de trabalho e outros, mas também sem substituí-los.

continua depois da publicidade

A partir dessa atualização, os cidadãos poderão portar a versão digital e impressa do documento, com maior segurança, praticidade e portabilidade das informações pessoais. Por fim, outra alteração importante é no design do documento, que trará mais informações na frente e no verso.

Quando estará disponível?

Segundo a portaria divulgada no Diário Oficial da União, as Secretarias de Segurança Pública dos estados brasileiros, e também do Distrito Federal, terão até o dia 3 de março de 2023 para adaptar-se às mudanças.

Neste sentido, os decretos entram em vigor oficialmente também nessa data, de modo que essas instituições serão responsáveis pela emissão e distribuição gratuita a todos os brasileiros.

continua depois da publicidade

Em relação ao documento atual, a previsão é que continue válido durante 10 anos para toda a população brasileira com até 60 anos de idade. Acima dessa faixa etária, o planejamento é que o documento continue válido indefinidamente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade