Novo RG já começou a ser emitido e tem versão digital; entenda

Novo RG conta com versão digital e impressa. Confira outros detalhes e novidades do documento de identificação.

O novo RG já está valendo em todo território nacional. O documento começou a ser emitido em março de 2022. Uma das novidades do novo RG é a opção do documento ser emitido em versão impressa e digital. Entenda como funciona.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o documento pode ser emitido nos mesmos locais que faziam o modelo antigo. Para tirar o novo RG, é preciso comparecer com a certidão de nascimento ou de casamento (digital ou impressa). Quem não passou pela biometria ainda será submetido à coleta de digitais. A emissão não tem custos.

Novo RG: versão digital

O novo RG terá uma versão impressa, podendo ser feito no formato de cartão ou com um papel segurança. Além disso, haverá um jeito de utilizar o documento via aplicativo.

Leia também

A versão digital do novo RG funciona de maneira semelhante ao que ocorre na Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS). Ao scanear o QR Code da versão impressa, a pessoa pode habilitar a versão digital do documento, que possui a mesma válida de que sua contraparte em papel ou cartão.

continua depois da publicidade

Outras novidades do novo RG

O novo RG terá validade conforme a idade do cidadão. Confira logo abaixo:

  • 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
  • 12 a 60 anos: validade de dez anos;
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada.

As versões antigas terão validade de dez anos a partir da data de emissão. Assim, o governo espera uma troca gradual dos documentos.

Além disso, o novo RG contará com o código MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes, informações sobre outros documentos como a CNH e o Título de Eleitor.

continua depois da publicidade

Por fim, haverá unificação com o CPF. Assim, ambos os documentos compartilharão do mesmo número. O Objetivo é evitar fraudes, já que no modelo antigo era possível obter um RG por estado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade