Consulta gratuita informa se o seu nome está sujo; veja como funciona

Ter o nome na lista de negativados pode trazer diversos prejuízos. Dessa maneira, veja como fazer a consulta pelo CPF e regularizar a situação.

Muitos cidadãos estão atualmente com o nome negativado junto aos órgãos de restrição de crédito. A maior parte dessa negativação vem de dívidas de cartão de crédito, além de empréstimos pessoais. Quando o cliente não faz o pagamento na data correta do vencimento, o CPF pode acabar restrito.

continua depois da publicidade

Com a inflação em alta e o desemprego subindo no país, a população vem experimentando as contas atrasarem e, inclusive, faltar o básico na mesa. Por isso, acabam excedendo os limites de compra em cartões de crédito, solicitam empréstimos bancários com altas taxas de juros e até se desfazem de objetos para conseguirem sobreviver.

CPF negativado: veja como fazer uma consulta gratuita

Antes de ser encaminhado aos órgãos de restrição de crédito, a empresa precisa notificar o cliente sobre a dívida por e-mail, telefone ou carta. Além disso, segundo lei do consumidor, o aviso precisa informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.

Leia também

Contudo, nem todos os cidadãos ficam sabendo quando o nome é negativado. Assim, caso queira realizar a consulta pela internet, entre num site especializado em proteção ao crédito. A consulta pode ser realizada, por exemplo, pelo site da Serasa, seguindo o passo a passo do endereço eletrônico.

continua depois da publicidade
  • Acesse o portal da Serasa;
  • Depois, clique em “Consultar CPF grátis”;
  • Acesse a plataforma com login e senha. Caso não tenha crie uma conta;
  • Para finalizar, clique em “Meu CPF” e verifique se há pendências.

Também é possível fazer uma consulta por meio do SPC Brasil, site ou aplicativo. Confira:

Também há possibilidade de realizar uma consulta no site do Boa Vista SCPC. É possível baixar o aplicativo para celular, disponível para download na Google Play e na Apple Store.

continua depois da publicidade

CPF negativado: como regularizar a situação?

Caso identifique que o nome está sujo em alguma instituição, acesse o site da Serasa e confira as possibilidades de negociação.

Além disso, de maneira contínua, a empresa faz feirões de renegociação dos débitos com muitos descontos. Caso você não localize a empresa onde consta seu débito, entre em contato diretamente com ela para renegociar a dívida.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade