O governo federal já informou que o novo RG já está em vigor em todo o Brasil. O documento, criado para dar mais segurança, foi implementado em março de 2022 e possui mudanças significativas em relação ao anterior. Então, veja como emitir o novo RG e se há custos.
Vale lembrar que, apesar do novo RG ter entrado em vigor, alguns órgãos podem não estar preparados totalmente para a emissão do novo documento. Por isso, o governo deu o prazo de março de 2023 para que adaptações fossem feitas.
Novo RG: o que é exigido para emissão
De acordo com as regras do novo RG, para poder emitir o documento, o interessado deve apresentar a certidão de nascimento (em versão impressa ou digital). A pessoa também deverá fornecer suas digitais caso não tenha passado pelo sistema de biometria.
Os mesmos locais e órgãos que já emitiam a identidade passarão a fazer o novo RG. O documento não tem custos para ser emitido.
Novo RG: principais mudanças
O novo RG contará com diversas mudanças. Além da própria aparência do documento, algumas regras foram alteradas.
Unificação com o CPF
O novo RG foi unificado com o CPF. O objetivo é dar mais segurança e evitar fraudes. No modelo anterior, era possível tirar 27 identidades diferentes, uma de cada estado.
Validade
A validade do novo RG será de dez anos, com o documento devendo ser renovado. A prática se assemelha ao que ocorre em diversos países ao redor do mundo. A identidade antiga também passará a valer dez anos, obrigando o cidadão a renovar o documento. Somente quem tem mais de 60 anos não será obrigado a emitir o documento.
Versão digital
O novo RG terá uma versão digital, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS). Assim, ao ler o QR Code, a pessoa poderá obter a versão via aplicativo.
Itens de segurança
Por fim, o novo RG contará com diversos itens de segurança. Marcas d’água, QR Code de autenticação, códigos impressos que só podem ser vistos em luz ultravioleta, entre outros. Inclusive, um dos destaques é o uso do Machine Readable Zone (MRZ), comumente utilizado em passaportes.
Por fim, confira o novo modelo do RG: