Qual é o próximo feriado nacional? Veja calendário das próximas folgas

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, o ano de 2022 conta com nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, mas somente um feriado prolongado.

Por via de regra, os feriados nacionais são estabelecidos e regidos por leis federais, a partir da divulgação prévia do calendário definido pelo Ministério da Economia. Em 2022, o cronograma conta com nove feriados nacionais, além dos pontos facultativos e das datas comemoradas especificamente por estados e municípios.

continua depois da publicidade

Porém, o único feriado prolongado previsto foi a Paixão de Cristo, que aconteceu no dia 15 de abril. Somando os pontos facultativos e feriados nacionais, são 14 períodos celebrativos que podem representar, ou não, um tempo de folga ao longo deste ano.

Qual o próximo feriado nacional?

O mês de abril contou com dois feriados nacionais, com a Paixão de Cristo caindo em uma sexta-feira e o Dia da Inconfidência em uma quinta-feira. Além dessas datas, o outro feriado previsto é o Dia Mundial do Trabalho, no 1º de maio, que caiu em um domingo, não interferindo na rotina produtiva.

Leia também

Neste ano, além do Dia Mundial do Trabalho, o Natal também será celebrado no domingo. Por outro lado, grande parte das datas caem em uma quarta-feira, como é o caso da Independência do Brasil e o Dia de Finados.

continua depois da publicidade

Segundo o calendário do Ministério da Economia, o próximo feriado nacional está previsto para o dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. No entanto, ainda que caia em uma quarta-feira, não há previsão de extensão do feriado, de modo que haja somente um dia de descanso.

Além dessa data, há ainda o Corpus Christi, celebrado no dia 16 de junho. Entretanto, a data que marca as celebrações da Igreja Católica sobre o mistério da eucaristia é ponto facultativo, ficando a encargo das empresas e empregadores se haverá folga, ou não, das atividades.

continua depois da publicidade

Confira o calendário de datas comemorativas deste ano

Entre janeiro e maio deste ano, houve quatro feriados nacionais e três pontos facultativos. Deste modo, o calendário de 2022 ainda conta com sete datas comemorativas.

Além de facilitar o planejamento, conhecer o calendário permite que os empregadores e profissionais estejam preparados para a dinâmica do mês. Assim, é possível organizar o fluxo de trabalho e até mesmo o período de férias. Confira as datas a seguir:

EventoDataNatureza
Corpus Christi16 de junhoPonto facultativo
Independência do Brasil7 de setembroFeriado nacional
Dia de Nossa Senhora Aparecida12 de outubroFeriado nacional
Dia do Servidor Público28 de outubroPonto facultativo
Finados2 de novembroFeriado nacional
Proclamação da República15 de novembroFeriado nacional
Natal25 de dezembroFeriado nacional

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade