Novo RG: veja quem precisa emitir e qual é o valor do documento

O novo RG já está valendo para todo o Brasil. Veja, a seguir, quem precisa emitir o documento no Brasil.

O novo modelo de RG foi apresentado no final do mês de março de 2022. São diversas as mudanças em relação ao documento, inclusive versões física e digital. O novo RG poderá ser adquirido de maneira gratuita. Dessa forma, veja a seguir quem precisa emitir o documento no Brasil.

continua depois da publicidade

O novo formato do RG tem validade por 10 anos para cidadãos que possuem até 60 anos. Dessa maneira, os documentos que não forem adequados, no prazo previsto, perderão o status de documento de identificação. Para quem possui idade superior a 60 anos, a mudança é facultativa.

Novo RG: quais as mudanças e quem precisa tirar?

Entre as principais mudanças do novo documento, podemos citar a unificação por meio do CPF, possibilidade de incluir os números de outros documentos, validade, versão digital e QR Code.

Leia também

Agora, o RG terá uma versão digital, assim como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (Android e iOS) e Título de Eleitor. O aplicativo poderá ser baixado nos smartphones, fazendo com que o documento seja aceito assim como a versão física. O documento estará disponível mesmo sem conexão com a internet.

continua depois da publicidade

A versão em papel será autenticada por um QR Code e, dessa forma, será mais fácil para autoridades ou empresas identificarem a veracidade do documento. Além disso, o RG será unificado com o CPF, dando uma maior segurança ao usuário e evitando fraudes.

No modelo antigo, era possível que o indivíduo acumulasse um RG para cada estado. Já o novo RG permitirá que sejam adicionados os números dos seguintes documentos:

  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Documento de identidade profissional
  • Carteira Nacional de Saúde (CNS);
  • Número de Inscrição Social (NIS);
  • PIS/Pasep.

Os números serão acrescentados apenas se a pessoa levar o documento original ao local. Por exemplo, para ter o número da CTPS  no novo RG, será necessário levar o documento original.

continua depois da publicidade

Como adquirir o novo RG?

O documento começou a ser produzido no território brasileiro no mês de março de 2022. Assim, o governo estabeleceu o prazo de um ano, até 06 de março de 2023, para que os estabelecimentos responsáveis possam se adequar ao novo formato de documento.

Para atualizar a sua documentação, será preciso comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade