3 coisas que você precisa saber antes de investir em algum imóvel

Quem vai investir no setor de imobiliários deve entender o mercado, descobrir qual o tipo de imóvel é mais vantajoso e definir objetivos.

O mundo dos investimentos tem uma série de vertentes, sendo uma delas o imobiliário. Apesar de parecer mais seguro, esse setor possui seus riscos e variações e quem entra nele precisa estar atento a possíveis fraudes. Na hora de investir num imóvel, o comprador deve focar em alguns pontos principais. Veja três deles:

continua depois da publicidade

1. Entenda como está o mercado imobiliário

Antes de começar a investir o seu dinheiro em imóveis, é preciso estudar como o mercado se comporta. Ou seja, entender e identificar as melhores oportunidades de acordo com as oscilações do segmento, como:

    Leia também
  • O que as pessoas estão buscando;
  • O que está valorizado agora e o que pode vir a ser valorizado;
  • Aumento e queda dos aluguéis;
  • Qual é a melhor área para comprar um imóvel;
  • Qual é o tipo de imóvel mais buscado;
  • Como estão as taxas de juros;
  • Quais as possibilidades de financiamento;
  • Se compensa financiar o imóvel.

Ao conhecer o mercado de investimentos em imóveis, você conseguirá se preparar para lidar com eventualidades. Assim como qualquer outro negócio, esse segmento possui seus riscos.

2. Descubra qual é o tipo de imóvel em que você quer investir

Existem diversas opções na hora de investir num imóvel, desde o terreno até um apartamento pronto. Cada uma tem suas vantagens e fatores de risco, além de variar preço, taxas, facilidade de compra, venda e locação. Entenda em qual fase você vai querer adquirir:

continua depois da publicidade
  • O terreno: esse é mais comum em cidades menores ou nos arredores de grandes cidades. São espaços que você compra por um valor reduzido. Neles você pode construir casas para aluguel ou venda;
  • Na planta: o imóvel ainda não começou a ser construído e existe apenas no papel, por isso tende a ter preço mais baixo. Dessa forma, você pode pagar em menos parcelas. No entanto, precisará esperar alguns anos para ter o seu bem físico;
  • Lançamento: seis meses antes da construção, são abertas as vendas com possibilidade de negociações mais flexíveis. Inclusive, existe a possibilidade de personalizar as plantas;
  • Pronto para morar: depois do fim da construção, as unidades que não foram vendidas são ofertadas como imóveis novos. Nesse caso, o comprador pode se mudar imediatamente, mas a cobrança é mais alta.

3. Defina qual é o seu objetivo com o investimento

É importante que você saiba o que quer fazer com o seu imóvel. Você vai querer morar nele? Vai colocar para locação? Pretende revender? Entenda como você quer lucrar com o seu investimento e em quanto tempo. Por exemplo, quem quer uma renda mensal deve pensar em aluguel.

continua depois da publicidade

Já quem está pensando na valorização futura de uma determinada área da cidade, talvez compense comprar o terreno. Se o objetivo é uma renda rápida, um imóvel mais bem localizado para revenda é o ideal. Nesse caso, pode valer a pena reformar para valorizar os ambientes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade