Vale-alimentação: novas regras são aprovadas; veja o que muda

Vale-alimentação possui novas regras após simplificações de normas trabalhistas. Empresas terão até 18 meses para realizarem ajustes.

O Governo Federal publicou o decreto nº 10.854/2021, que simplifica diversas normas trabalhistas. Entre as alterações, estão as mudanças no benefício de alimentação. Confira, nesta matéria, como fica o vale-alimentação com as novas regras aprovadas.

continua depois da publicidade

Anteriormente, existiam mais de mil normas previstas no decreto nº 9.580/2018, que foram reduzidas para apenas 15. Dessa forma, a utilização do vale-alimentação foi flexibilizada com a publicação do decreto. Dessa forma, o objetivo do governo federal é a desburocratização, simplificação e consolidação das leis trabalhistas infra legais.

Novas regras do vale-alimentação: o que muda?

A maior alteração está na questão das bandeiras desses cartões, pois agora todos os estabelecimentos que aceitarem o ticket serão obrigados a passar qualquer uma. Antes da mudança, cada restaurante ou supermercado poderia definir um determinado ticket para ser usado.

Leia também

Dessa forma, o trabalhador precisava verificar quais locais aceitavam a bandeira para poder fazer a compra dos alimentos. Muitas vezes, os estabelecimentos eram muito distantes da casa do funcionário ou contavam com preços mais altos comparados com os demais mercados.

continua depois da publicidade

Além disso, a partir desse novo decreto, haverá abertura do mercado de empresas de ticket alimentação, uma vez que, de acordo com o próprio Governo, o segmento é dominado por apenas quatro grandes empresas.

Mudanças para as empresas

As empresas também terão mudanças consideráveis. A principal delas diz respeito à contratação de fornecedor de benefício de vale-alimentação, onde a empresa não poderá receber descontos do valor contratado.

O período de adaptação das novas regras pelas empresas será de 18 meses, contados a partir da divulgação do decreto, devendo adequar os contratos e a oferta dos benefícios para as novas normas. Assim, será necessária a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para seus colaboradores.

continua depois da publicidade

Entre as determinações desse programa, as empresas são obrigadas a fornecer alimentação ao funcionário, seja em refeitório, por meio de restaurante interno ou com vales.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade