Saiba como verificar se o seu CPF já foi usado por terceiros

Verificar a situação do CPF é importante para evitar fraudes e/ou se defender delas. Essa consulta pode ser feita diretamente pela internet.

Resolver pendências pela internet pode ser uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que é prático e rápido, muitas pessoas podem ter seus dados vazados. É assim que trabalhadores têm seu CPF usado por terceiros e acabam sendo vítimas de fraudes.

continua depois da publicidade
Leia também

“É muito comum que os criminosos se utilizem dos dados das vítimas para cometerem crimes nos nomes delas, como pedir empréstimos a parentes; ‘sequestrar’ a linha do celular ou tentar clonar o WhatsApp”, disse o CEO da PSafe, Marco DeMello, em entrevista à CNN.

Mas você sabia que é possível verificar se seu CPF foi utilizado por outras pessoas sem seu consentimento? Existem algumas plataformas oficiais do governo e sites de órgãos de proteção de crédito que oferecem esse tipo de serviço.

Como verificar se seu CPF foi usado por terceiros

No início de 2021, milhões de brasileiros tiveram seus dados pessoais vazados na internet. Por isso, é importante sempre conferir sua situação para não cair em dívidas que não são suas.

Veja as duas formas de verificar seu CPF:

continua depois da publicidade

1. Registrato - Banco Central

O Banco Central (BC) criou uma plataforma que emite dados de uma pessoa com bancos. O sistema online serve para a pessoa pesquisar sua situação em relação a instituições financeiras, como:

  • Abertura de contas bancárias (ativas ou inativas);
  • Dívidas liquidadas ou em aberto;
  • Envios de dinheiro para o exterior;
  • Movimentações e dívidas.

Para verificar o CPF pelo Registrato, basta entrar no site e clicar no botão "Acessar o Registrato". Depois fazer o login na sua conta gov.br, validar seu usuário e conferir o extrato.

continua depois da publicidade

2. Serasa Antifraude

Pelo site do Serasa, trabalhadores podem verificar a situação do seu CPF gratuitamente. Basta ter um cadastro no portal. O órgão tem ainda uma funcionalidade chamada Serasa Antifraude.

Cadastrados no site podem ativar a função de notificação por SMS ou e-mail toda vez que:

  • Seu CPF for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos;
  • Seu nome for utilizado para abrir uma empresa;
  • Você estiver prestes a ser negativado
  • Seu nome for retirado do cadastro de inadimplência.

Esse sistema faz verificações 24 horas por dia.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade