Veja a lista com 11 profissões que não existem mais

Fique por dentro das profissões que não existem mais graças aos avanços tecnológicos, mas que eram extremamente relevantes no passado para toda a sociedade.

As profissões que não existem mais já tiveram a sua relevância tempos atrás. Graças ao avanço da tecnologia, elas caíram na obsolescência e hoje só são lembradas nos livros de História ou permanecem vivas na memória de quem já exerceu alguma delas. Conheça algumas.

continua depois da publicidade

Profissões que não existem mais

1 – Despertador Humano

Essa profissão era bem comum no século XIX. Uma pessoa era responsável por bater nas portas e janelas das casas com barras de ferro para acordar os trabalhadores das fábricas.

Leia também

2 – Operador de Telégrafo

O Operador de Telégrafo era uma função de grande relevância até a Segunda Guerra Mundial. Ele era o profissional responsável por enviar e receber milhares de mensagens usando o código Morse.

3 – Datilógrafo

Outra das profissões que não existem mais. Até o início dos anos 1990, a função de Datilógrafo era uma das mais cobiçadas nos escritórios. Com o advento dos computadores, esse cargo também caiu na obsolescência.

continua depois da publicidade

4 – Ressuscitador

Essa profissão é uma das mais bizarras que já existiram no passado. Pessoas eram contratadas para fazer a remoção dos cadáveres das covas para serem estudados em faculdades de Medicina.

5 – Caçador de Ratos

Bastante populares na Europa do início do século XX, esses profissionais eram pagos para caçar ratos nos esgotos das cidades. O objetivo era evitar a proliferação desses roedores, que transmitem a peste bubônica.

6 – Profissões que não existem mais: Cortador de Gelo

Antes da invenção da geladeira, esse profissional precisava remover grandes blocos de gelo de lagos congelados usando serrotes ou motosserras. O objetivo era usar o material para manter os alimentos resfriados.

continua depois da publicidade

7 – Vendedor de Enciclopédia

O Google dos anos 1980 era um conjunto de livros que traziam informações sobre diversos assuntos. E esse profissional vendia as enciclopédias de porta em porta nas grandes cidades.

8 – Tipógrafo

Você sabia que, no passado, o conteúdo de revistas e jornais impressos era montado manualmente por Tipógrafos, concurseiro? Com a evolução tecnológica, essa cansativa função se tornou obsoleta.

9 – Operador de Elevador

Ainda é possível se deparar com o Operador de Elevador trabalhando em prédios por aí, mas essa função praticamente não existe mais.

continua depois da publicidade

10 – Leitor

Pensou nas profissões que não existem mais? O Leitor era o profissional contratado pelas empresas para ler trechos de livros, poesias e até piadas para os funcionários das fábricas.

11 – Radar Humano

A última das profissões que não existem mais. Esse profissional era pago para usar aparelhos acústicos e identificar o som dos motores dos aviões inimigos que se aproximavam.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade