Universidade de Oxford elege a palavra do ano de 2023

A palavra do ano é vista como sinônimo para charme e foi popularizada por um streamer da Twitch. Confira mais informações em nossa matéria.

Anualmente, a Oxford Universty Press divulga qual foi a palavra mais emblemática e que gerou tendências por aí. A pesquisa é feita a partir de uma pré-seleção de quatro termos em potencial, sendo levados para votação pública - e foi exatamente isso que ocorreu em 2023 também.

continua depois da publicidade

Ao contrário do que muitos possam imaginar, swiftie não foi eleita a palavra do ano, apesar da influência da cantora Taylor Swift no mundo e o sucesso absoluto de sua turnê The Eras. O termo escolhido pelo público, na verdade, foi originalmente usado por um streamer da Twitch.

Você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita em nosso site e explore outros conteúdos que podem ser extremamente úteis no dia a dia. Temos dicas de estudo, ciência, curiosidades gerais, notícias de concursos abertos e muito mais.

Qual é a palavra do ano, conforme pesquisa da Oxford University Press?

Leia também

De acordo com o resultado da votação pública, a Oxford University Press elegeu "rizz" como a palavra do ano de 2023. O termo, ao que tudo indica, começou a ser falado pelo stremer do Twitch, Kai Cenat, que usava a expressão durante suas transmissões na plataforma de vídeos.

continua depois da publicidade

O produtor de conteúdo, conforme informações divulgadas pela CBS, considerava o termo como uma alusão para pessoas que tinham um "tchãn" e sabia o que estava fazendo, vamos dizer assim. Em inglês, Cenat dizia que rizz significava que alguém tinha um "game".

E é inegável também entender que a expressão ganhou ainda mais notoriedade quando celebridades passaram a adotá-la em entrevistas para divulgar filmes ou músicas, por exemplo. É o caso do Tom Holland, ator que interpreta o super-herói Homem-Aranha nas telonas.

continua depois da publicidade

Na verdade, perguntaram para ele qual seria o segredo do seu "rizz" - e ele, na época, disse que não tinha isso com ele. Mas, afinal, de contas, qual é o significado da palavra, que aparentemente ganhou o gosto das pessoas ao longo de 2023? Eu particularmente não conhecia.

Significado da palavra eleita como a protagonista de 2023

Em linhas gerais, rizz é considerado como um adjetivo ou até mesmo uma gíria para carisma. De acordo com a definição oficial da Oxford, o termo representa estilo, charme e atratividade. Ou seja? A habilidade de atrair um parceiro romântico ou de se dar bem na vida.

Se formos pensar no Brasil, poderíamos dizer que rizz é um sinônimo para algumas gírias que usamos, como "molho", "tchãn", borogodó, entre outras. Mas e você, conhecia a expressão? Concorda com a votação pública da Oxford?

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade