Saiba qual é a flor do seu aniversário e o significado por trás disso

Certamente, você já ouviu falar dos signos astrológicos associados à data de nascimento, mas você sabia que seu mês de aniversário tem sua própria flor? Leia e entenda a seguir.

As flores têm significados simbólicos há séculos e são frequentemente usadas em poesia e outras formas de expressão para transmitir certos sentimentos. Desse modo, cada mês do ano tem uma flor, e às vezes mais de uma, associada a ele.

continua depois da publicidade

Diz-se que as flores do mês do nascimento começaram na época dos antigos romanos, quando as comemorações de aniversário começaram. As pessoas decoravam os altares com flores específicas, expressavam gratidão aos deuses e davam flores como presentes de aniversário.

Ainda usamos essa prática hoje, mas agora damos flores em momentos de celebração e luto para que o destinatário saiba que tem nosso apoio. Portanto, veja abaixo qual é a flor do seu mês de nascimento e o que ela significa.

Qual é a flor que representa o seu mês de nascimento?

Leia também

Janeiro - Cravo

O cravo é a flor que representa janeiro. Essas flores simbolizam amor, fascínio e distinção, contudo o significado de um cravo depende de sua cor. Por exemplo, rosa simboliza afeto; branco, pureza; e vermelho, paixão.

continua depois da publicidade

Além disso, são usados ​​para transmitir os sentimentos de afeto e otimismo. Com efeito, pessoas com cravos como flor do mês de nascimento são apaixonadas e leais, dedicadas a proteger sua família e entes queridos.

Fevereiro - Violeta e prímula

A violeta, assim como a prímula, é a flor de nascimento de fevereiro. Essas flores delicadas simbolizam humildade, modéstia e fidelidade. Elas são frequentemente associadas ao amor romântico e são comumente dadas como presentes no Dia dos Namorados. Pessoas nascidas no mês regido por essas flores são honestas, sábias e incrivelmente racionais.

continua depois da publicidade

Março - Narciso

O narciso é a flor de março. Estas flores amarelas brilhantes simbolizam o renascimento e novos começos. Elas são frequentemente associadas ao início da primavera e à renovação da vida. Desse modo, os nascidos no mês regido pelo narciso, são otimistas e positivos, transmitindo sua personalidade alegre para aqueles que os rodeiam.

Abril - Margarida

A margarida é a flor associada ao mês de abril. Essas flores alegres simbolizam inocência, pureza e novos começos. Também simboliza o ciclo de morte e renascimento, pois o florescimento dos narcisos, sendo uma das primeiras flores da primavera, sinaliza o advento desta bela estação. Dessa forma, as pessoas deste mês são calmas e alegres e apreciam as coisas simples da vida.

Maio - Lírio-do-vale e espinheiro-branco

O espinheiro-branco e o lírio-do-vale são as flores que representam maio. Estas delicadas flores brancas simbolizam doçura, pureza e humildade. Além disso, predizem sobre o retorno da felicidade e bons ventos de mudanças. Assim, os nascidos neste mês são pessoas talentosas, confiáveis, leais e calorosas.

continua depois da publicidade

Junho - Rosa

Como uma das flores mais delicadas, a rosa está associada ao mês dos namorados: junho. Estas flores românticas vêm em uma variedade de cores, cada uma com seu próprio significado.

Por exemplo, as rosas-vermelhas simbolizam o amor, as cor-de-rosa simbolizam a gratidão e as amarelas simbolizam a amizade. Diante disso, a personalidade de quem nasce no mês da rosa é romântica, sonhadora e apaixonada.

Julho - Espora

A espora representa julho. Essas flores altas e esguias simbolizam amor, carinho e uma vida feliz. Elas são comumente usadas ​​em arranjos florais para casamentos e outras celebrações. Em relação à personalidade, este é o mês das pessoas gentis e compassivas, que mostram empatia tanto por aqueles próximos a eles, bem como por estranhos.

Agosto - Gladíolo

Relacionadas ao mês de agosto, essas flores altas e elegantes simbolizam força, integridade e sinceridade. Muitas vezes estão associados ao fim do verão e à chegada do outono.

Setembro - Áster

O áster é a flor de quem nasceu em setembro. Elas vêm em uma variedade de cores e simbolizam sabedoria, fé e valor. Além disso, são associados ao amor e são muito populares em casamentos e outras ocasiões românticas. De acordo com o simbolismo das flores, este é o mês dos que defendem ativamente suas crenças e são independentes por natureza.

Outubro - Calêndula

A calêndula simboliza outubro. Elas simbolizam paixão, criatividade e uma visão positiva da vida, bem como são usadas ​​em arranjos florais para celebrações diversas. Com efeito, os nascidos em outubro são pessoas criativas, leais e muito corajosas, que lidam de frente com qualquer dificuldade em seu caminho.

Novembro - Crisântemo

Os crisântemos vêm em uma variedade de cores e simbolizam amizade, lealdade e amor. Seu uso mais comum ocorre em funerais e outras ocasiões solenes. A seriedade e elegância dessa flor também reflete a personalidade teimosa, impulsiva e firme dos nascidos em novembro.

Dezembro - Azevinho e poinsétia

Por fim, o azevinho e a poinsétia simbolizam o último mês do ano: dezembro. Estas festivas plantas vermelhas e verdes representam bom humor, sucesso e celebração.

Por isso, são frequentemente relacionadas ao Natal e às festas de Réveillon. Com efeito, este é o mês das pessoas ambiciosas, visionárias e que estão sempre em busca do sucesso em suas vidas.

Disclaimer: Este artigo sobre a flor do seu aniversário e seu significado é estritamente para entretenimento. As interpretações florais são baseadas em tradições e não têm respaldo científico. Aprecie como uma forma divertida de explorar curiosidades, mas não tome como orientação definitiva.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade