Qual é a temperatura máxima que uma pessoa consegue suportar?

Será que o ser humano aguenta altos níveis de temperatura? Veja o que dizem alguns estudos científicos.

Em tempos de oscilação de temperatura e ondas quentes de calor, uma pergunta pode figurar na sua cabeça: afinal, qual é a temperatura máxima que um corpo humano realmente consegue suportar? Já existem várias pesquisas científicas que tentam encontrar a resposta.

continua depois da publicidade

Uma delas é encabeçada por Lewis Halsey, professor da Universidade de Roehampton. Seu estudo foi divulgado recentemente no encontro anual da Sociedade de Biologia Experimental, promovido na Escócia.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto. Aproveite e compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro dos estudos científicos sobre a capacidade máxima de temperatura que o corpo humano realmente aguenta.

Qual é a temperatura máxima que os seres humanos suportam?

Leia também

De acordo com o estudo de Halsey, as temperaturas entre 40ºC e 50ºC já alteram o que conhecemos como taxa metabólica que está em repouso. Esse índice indica a quantidade necessária de energia para o corpo realmente funcione bem.

continua depois da publicidade

A respiração, a partir destas circunstâncias, pode ser tornar mais "carregada". As palpitações cardíacas também ganham um ritmo acelerado em linhas gerais. Isso pode provocar uma série de sintomas, como náusea, dores de cabeça e até mesmo desmaios.

Outros estudiosos também afirmam que as proteínas já começam a perder "fôlego" a partir dos 40ºC, o que pode levar a alterações no funcionamento corporal de maneira praticamente definitiva.

Ainda conforme a pesquisa de Halsey, dificilmente seres humanos poderiam sobreviver durante um longo período de tempo por meio de temperaturas na faixa de 50ºC e com 50% de umidade.

continua depois da publicidade

Mas vamos falar sobre contextos extremos? A fisiologista britânica Frances Ashcroft, no livro "A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência" discorreu sobre o funcionamento do corpo sob condições adversas de temperatura.

Ao que tudo indica, o recorde é de 127ºC em 20 minutos, levando em conta o ar seco. Loucura, hein? Mas vale ressaltar que todos os números e índices fazem parte de testes seguros por meio de estudos científicos, tanto atuais como antigos.

Nem se atreva em testar algo do tipo por conta própria. Existe um limite para tudo na vida. Por sua vez, a nossa matéria tem apenas o intuito de informar sobre qual seria o possível limite de temperatura que o corpo humano realmente aguenta.

continua depois da publicidade

Gostou do conteúdo? Continue conosco e conheça, em nosso site, incríveis curiosidades de conhecimentos gerais para aumentar o seu portfólio de aprendizados.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade