Qual é a diferença entre apocalipse e armagedom?

Entenda a diferença entre apocalipse e armagedom e saiba como esses termos se relacionam com as profecias bíblicas sobre o fim dos tempos.

O fim do mundo é um tema que intriga e assusta muitas pessoas, seja por motivos religiosos ou não. Inclusive, este assunto é normalmente associado às palavras “apocalipse” e “armagedom“.

continua depois da publicidade

Elas são frequentemente usadas ​​indistintamente para se referir ao dia do juízo final, geralmente no sentido bíblico. No entanto, seus significados são bem diferentes.

O que é apocalipse?

Leia também

A palavra apocalipse vem do grego “apokálypsis”, que significa “revelação” ou “descobrimento”. Na Bíblia, o livro de Apocalipse é o último do Novo Testamento.

Ele contém as visões do apóstolo João sobre os acontecimentos que precedem e acompanham a segunda vinda de Jesus Cristo.

continua depois da publicidade

As revelações incluem ainda o julgamento das nações, a ressurreição dos mortos, a destruição do mal e a instauração do reino de Deus na Terra.

Esse livro é cheio de símbolos, imagens e números que representam realidades espirituais e históricas.

Apesar disso, há também partes que se referem ao apocalipse nos escritos de Daniel, Ezequiel, Isaías, Zacarias e outros.

Após a explicação do contexto bíblico, o termo “apocalipse” também é usado para se referir a uma catástrofe global, geralmente associada a eventos de proporções épicas que resultam em grandes mudanças ou destruição.

Esses eventos cataclísmicos podem envolver desastres naturais, guerras, pandemias ou fenômenos cósmicos, como explosões de raios gama, impacto de asteroides e morte do Sol.

O que é armagedom?

A palavra armagedom vem do hebraico “har megiddô”, que significa “monte de Megido”. Megido era uma antiga cidade que ficava no norte de Israel, perto de uma planície onde ocorreram várias lutas históricas.

continua depois da publicidade

O lugar era um ponto estratégico na Via Maris, uma rota terrestre situada entre a Mesopotâmia e o Egito.

Megido tinha funções militares e comerciais desde o neolítico e sofreu vários ataques e conflitos nas Idades do Bronze e do Ferro.

Entre as batalhas que ocorreram nesta cidade, destacam-se:

  • Uma guerra no século XV a.C., em que o Egito de Thutmose III derrotou uma aliança cananeia e dominou uma grande parte do Oriente Médio;
  • Uma batalha no século VI a.C., em que o Egito de Neco II venceu o Reino da Judeia;
  • Uma batalha em 1918, na Primeira Guerra Mundial, em que o Império Otomano foi derrotado.

Megido foi reconstruído sobre as suas próprias ruínas, formando um grande monte. As escavações iniciadas em 1925 revelaram várias civilizações que habitaram o local desde o final do período neolítico.

continua depois da publicidade

Por lá, foram encontrados templos, palácios e fortes antigos. Também foi descoberto um túnel subterrâneo que levava água.

Hoje, a cidade faz parte do Parque Nacional Megido, um Patrimônio Mundial da UNESCO e um atrativo turístico.

Armagedom na Bíblia

No contexto religioso, termo “armagedom” aparece apenas uma vez na Bíblia, em Apocalipse 16:16. Nesse versículo, é dito que os reis da Terra e suas tropas se reunirão no lugar chamado Armagedom (em hebraico: הר מגידו), para a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

O armagedom, portanto, seria o lugar onde ocorrerá a batalha final entre as forças de Deus e as forças do mal, no fim dos tempos.

Desse modo, não é um evento isolado, mas faz parte do conjunto de acontecimentos que compõem o apocalipse.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade