A Inteligência Artificial (IA) consiste em uma área do conhecimento que estuda a inteligência demonstrada por máquinas, principalmente na execução de tarefas complexas que são associadas aos seres inteligentes na natureza. Neste sentido, existem 10 carreiras que são consideradas profissões do futuro pela relação com essa área.
Atualmente, diversas empresas estão investindo na Inteligência Artificial para destacar-se no mercado e inovar os seus serviços, como a própria Google, Amazon e Apple. A estimativa é que mais de 23 bilhões de dólares sejam movimentados na indústria até 2025. Saiba mais informações a seguir:
10 carreiras que vão crescer com a Inteligência Artificial
1) Ciência de Dados
O cientista de dados é quem realiza todo o processamento de informações para fins específicos. Por causa disso, são necessários conhecimentos da área de Matemática, Estatística, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Na Ciência de Dados, o profissional filtra um material enorme para organizá-lo em sistemas que façam sentido às empresas ou clientes.
2) Engenharia de Integração para Hardware
Associada com a Engenharia da Computação, essa área específica forma profissionais que conseguem trabalhar com a modernização de hardwares para suportar sistemas compatíveis com Inteligências Artificiais. Dessa maneira, são criados dispositivos avançados que funcionem corretamente com as funções de cada IA.
3) Desenvolvimento de Inteligência Artificial
Também conhecido como Engenheiro de Inteligência Artificial, é quem cria os projetos com esse tipo de tecnologia, através de informações relacionadas com a Tecnologia e a Engenharia de Software. Sendo assim, trabalha desde o ponto da pesquisa até a distribuição para o público ou aplicação em empresas.
4) Engenharia de Machine Learning
O Engenheiro de Machine Learning é o profissional responsável pelo desenvolvimento dos sistemas relacionados com o aprendizado de máquina, ou a aprendizagem profunda. Assim, criam algoritmos que posteriormente serão testados nas Inteligências Artificiais para implementar tecnologias existentes.
5) Arquitetura de Dados
A Arquitetura de Dados é o que determina como as informações serão gerenciadas, desde a coleta até os aspectos de tratamento, transformação, distribuição e entrega ao público-alvo. Por meio dessa carreira, são criados os caminhos para que os sistemas de armazenamento de dados estejam organizados, garantindo a efetividade.
6) Engenharia de Plataformas
A Engenharia de Plataformas é o ramo que permite com que as estruturas e operações associadas às Tecnologias da Informação sejam mais eficientes. Portanto, é responsável por criar sistemas que otimizem os serviços ou produtos de cada negócio, a fim de gerar mais produtividade.
Para isso, pode utilizar de ferramentas como a Inteligência Artificial, o Big Data e a internet das coisas.
7) Design de Inteligência Artificial
O Designer de Inteligência Artificial é quem trabalha para tornar o sistema em algo prático, acessível, funcional e até mesmo esteticamente agradável. Em resumo, é o profissional que cria o pacote onde será inserido o projeto criado por Engenheiros e Desenvolvedores.
Como exemplo, pode-se citar as assistentes virtuais, como a Alexa ou a Siri. Através do Design de Inteligência Artificial, ambas ferramentas foram transformadas até que se tornassem o que são hoje, tanto no aspecto mais básico das cores como na maneira que são apresentadas aos consumidores na publicidade.
8) Éticista
O eticista é o profissional responsável por gerenciar as implicações éticas dentro da uma área específica. Em relação à Inteligência Artificial, existe muita desconfiança e insegurança a respeito da implementação dessas tecnologias na sociedade, em especial pelas demissões em massa que podem ser surgir nesse processo.
Contudo, o eticista deve atuar para garantir que a os projetos estejam de acordo com a legislação de cada região que for implementada, e também com os princípios dos Direitos Humanos. Assim, é possível produzir uma Inteligência Artificial que trabalhe a favor da sociedade, do meio-ambiente e do desenvolvimento coletivo.
9) Análise de Cybercidade
Uma das profissões do futuro é a Análise de Cybercidade, que utiliza do Big Data e da Inteligência Artificial para gerenciar uma cidade. Desde os aspectos mais cotidianos, como o trânsito, até as questões mais essenciais, como abastecimento, segurança e saúde, o analista de cybercidade conecta as demandas por meio da tecnologia.
Neste sentido, o movimento de aderência à essa profissão acompanha a criação de cidades inteligentes, cujo principal objetivo é reduzir a burocracia para gerar mais qualidade de vida aos cidadãos.
10) Engenharia de Software
O Engenheiro de Software é quem trabalha no desenvolvimento de sistemas diversos, como aplicativos, sites para diferentes dispositivos, banco de dados e afins. Mais especificamente, está envolvido em todas as etapas do processo de criação, desde a pesquisa até a produção, implementação, manutenção e atualização.