As abelhas são animais pequenos e conhecidos pelo seu trabalho e organização em grupo. São tão importantes, que pensar em sua extinção traria consequências dignas de fim do mundo. Importantes para a biodiversidade e a economia humana, elas têm o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Elas são também importantes paras as plantas, já que a maioria delas precisa de um agente externo, capaz de realizar a polinização cruzada, que resulta na produção de frutos e de sementes das plantas.
Todavia, esses organismos extremamente sensíveis sofrem muito com a agricultura e o uso de agrotóxicos. A poluição e as alterações climáticas também influenciam muito na vida das abelhas. Nesse sentido, confira o que aconteceria se as abelhas fossem extintas.
Saiba o que aconteceria se as abelhas fossem extintas
Quando falamos em abelhas pensamos logo em um bicho pequeno, no ferrão, em sua forte picada e no mel produzido por elas. Apesar de seu tamanho reduzido, elas são de extrema importância para a biodiversidade do planeta e para a economia.
Nesse sentido, ao se pensar na extinção das abelhas, é necessário pensar também que todo o mundo enfrentaria um colapso de ecossistemas, além de a agricultura e a cadeia alimentar serem praticamente impossíveis de se sustentar. Confira a seguir.
Sem as abelhas a produção de alimentos seria prejudicada
Dados da Embrapa apontam que as abelhas são responsáveis pela polinização de 90% de espécies de flores silvestres e de 75% das plantações de alimentos.
Um dos exemplos de alimentos polinizados pelas abelhas é o açaí, muito presente na região Norte do país. A Embrapa levantou que cerca de 100 espécies de abelhas ajudam na polinização desta planta, sendo a abelha-sem-ferrão a mais eficiente para o trabalho.
As abelhas são muito importantes para a cadeia alimentar
Além da importância na produção de alimentos, as abelhas também são peça fundamental para a cadeia alimentar. Isso porque muitos vegetais polinizados por elas são essenciais para a cadeia alimentar do reino animal.
A alfafa, por exemplo, é um dos alimentos mais consumidos por mamíferos herbívoros, a exemplo dos bovinos. Logo, se fossem as abelhas fossem extintas, os ecossistemas seriam inexistentes.
Abelhas representam ecossistemas saudáveis
As abelhas são conhecidas pela estrutura sensível e frágil. Suas colônias, no entanto, são construídas com o objetivo de durarem por muito tempo. Essas estruturas complexas, que chegam a abrigar mais de 80 mil indivíduos da espécie, são um grande indicador de que o habitat se desenvolve de maneira saudável, por exemplo.
São animais importantes para a economia global
As abelhas possuem um papel primordial na economia mundial. O papel que desenvolvem na agroindústria é revelador, de certa forma. Todavia, o uso de certas espécies em plantações pode ajudar em toda a colheita. Nesse quesito, a Embrapa é o principal órgão responsável por diversas pesquisas com a espécie.
Para apicultura, a matéria-prima é responsável pelo sustento de milhares de famílias no mundo todo. Geralmente realizada em pequenas propriedades, a apicultura foi responsável por ajudar o Brasil a exportar cerca de US$ 100 milhões em mel.