Os traços de personalidade são características cognitivas que refletem na forma como uma pessoa reage às situações. Eles ajudam a identificar e categorizar os seres humanos com base em padrões de pensamentos, comportamentos e emoções.
Dentro disso, são considerados fatores físicos, biológicos e as experiências socioculturais adquiridas ao longo da vida. Dessa forma, são aspectos que servem para descrever o perfil de alguém e como ele ou ela geralmente se porta socialmente. A Teoria dos Traços de Personalidade começou a ser desenvolvida pelo psicólogo Gordon Allport em 1936.
Ao longo das décadas, outros profissionais fizeram suas próprias observações. Um deles foi o psicólogo britânico Hans Eysenck, que definiu cinco trilhas universais de personalidade, acreditando que elas possuem origem genética ou biológica. Veja quais são:
1. Abertura
Esse traço de personalidade é sobre estar aberto para as novidades e vontade de tentar experiências diferentes e sair da rotina sempre que possível. É uma característica de pessoas criativas, imaginativas, comunicativas, ecléticas, curiosas, participativas, afetuosas e aventureiras.
São bastante conhecidas por “pensar foda da caixa” e gostar de aprender.
2. Conscienciosidade
Pessoas que possuem essa característica costumam saber controlar seus impulsos e como se comportar socialmente. Organização, persistência, planejamento, disciplina e ambição são algumas palavras que definem o indivíduo que tem alto nível de conscienciosidade.
Quem tem esse traço de personalidade forte costuma se destacar e crescer profissionalmente.
3. Extroversão
A habilidade para desenvolver relações sociais é o ponto central da extroversão. Pessoas extrovertidas costumam ser comunicativas, falantes, ativas, assertivas e alegres, Muitas vezes gostam de ser o centro das atenções.
Normalmente, esses indivíduos ganham mais energia quando estão interagindo socialmente.
4. Agradabilidade
Empatia, carinho, respeito, paciência, atenção, bondade e afeto fazem parte do traço de personalidade da agradabilidade. Como o próprio nome já diz, é uma característica de pessoas mais agradáveis, simpáticas e que gostam de fazer amizade.
São indivíduos que se preocupam com o outro e demonstram isso querendo ajudar.
5. Neuroticismo
Diferentemente dos anteriores, esse traço de personalidade é considerado “negativo”. Isso porque fala sobre insegurança e falta de confiança em si mesmo. Pessimismo, ansiedade, timidez e autocrítica estão presente em pessoas com forte neuroticismo.
Esses indivíduos têm tendência a serem reativos, instáveis e mais suscetíveis ao estresse.