Estes 4 números são tão grandes que nem cabem no Universo

Confira abaixo 4 exemplos de números tão grandes que conseguem superar até mesmo o Universo.

Faça o teste: tente contar até o número mais alto que conseguir. Você certamente será capaz de chegar longe, mas a quantia ainda será ínfima perto de outros números, tão grandes que sequer cabem no Universo.

continua depois da publicidade

Mesmo que pareça difícil imaginar resultados do tipo, eles existem e até mesmo o infinito parece mais fácil de entender em comparação. Afinal, é como se eles não acabassem nunca.

Pensando nisso, para (tentar) entender mais sobre o assunto, confira abaixo 4 exemplos de números tão grandes que nem cabem no Universo, bem como a explicação por trás deles.

4 números tão grandes que nem cabem no Universo

Leia também

Números grandes estão em todos os lugares. Esses valores estão presentes nas células do corpo humano até o tamanho do Universo.

continua depois da publicidade

Contudo, a partir do momento em que eles passam dos limites do mundo físico, o cérebro humano pode ter dificuldades para compreender as escalas absurdas dessas quantias.

Enquanto alguns desses números são famosos, outros podem não ser conhecidos pela maioria e, portanto, podem precisar de explicações. Confira os exemplos abaixo:

1. Parsec

O parsec é uma unidade de comprimento muito utilizada pelos astrônomos. Ela serve para medir grandes distâncias de objetos astronômicos localizados fora do Sistema Solar.

Nesse sentido, seu valor é de aproximadamente 3,26 anos-luz, ou 206.000 unidades astronômicas (au). Isso representa cerca de 30,9 trilhões de quilômetros.

continua depois da publicidade

O nome parsec foi cunhado pelo astronômico Herbert Hall Turner, e representa uma maleta de paralaxe de um segundo de arco. Por meio dela, é possível fazer cálculos de grandes distâncias utilizando apenas dados observacionais.

2. Googol

O googol é o número 10100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros. Sistematicamente, seu nome é 10 duotringitilhões, e sua versão representada passa de três linhas. 

O valor foi criado em 1938 pelo matemático Edward Kasner. Na época, o estudioso pediu ao seu sobrinho de nove anos que inventasse um nome para um número muito grande, denominando então o googol.

continua depois da publicidade

Mesmo que ele não possua um significado especial na matemática, o valor é útil quando comparado com outras quantidades enormes. Um exemplo é o número de partículas subatômicas no universo observável. 

3. Número de Graham

Homenageando Ronald Graham, matemático vencedor do prêmio Leroy P. Steele, o número de Graham é uma quantia tão grande que se torna um limite superior sobre a solução para determinado problema na teoria de Ramsey.

A teoria, por sua vez, é um ramo da matemática que estuda as condições que um fenômeno deve cumprir de modo que possua um certo tipo de ordem. Graham a descreve como um ramo da combinatória.

O valor é inimaginavelmente maior que outros grandes números, como o googol ou o googolplex. O Universo observável é pequeno demais para sequer conter uma representação desse número.

4. TREE(3)

O número compreendido em TREE(3) supostamente consegue ser ainda maior do que o número de Graham. 

Existe uma série de conjeturas e teoremas da matemática que alcançam um status de elite quando se trata de explorar os limites da compreensão humana. Esse numeral é um deles.

O TREE(3) é um número, mas um número tão grande que foge da habilidade do ser humano de expressá-lo de forma escrita. Mesmo assim, ele existe, e não é infinito, mas é impossível conceber quantos dígitos ele possui.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade