ESTE vegetal pode fortalecer a memória na idade adulta, diz estudo

Embora as funções cognitivas geralmente se deteriorem com o tempo, um estudo descobriu que um certo vegetal pode ajudar a fortalecer a memória na idade adulta.

Uma pesquisa recente trouxe à luz os resultados de um estudo sobre um certo vegetal de origem japonesa que pode se tornar um valioso aliado na preservação e melhoria da memória durante a idade adulta.

continua depois da publicidade

Nessa fase da vida, as funções cognitivas tendem a sofrer deterioração ao longo do tempo. Além das conhecidas práticas como atividade física regular e um sono adequado, descobriu-se que uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Qual vegetal pode fortalecer a memória na idade adulta?

Para o estudo, publicado na revista Nutrients, os pesquisadores deram comprimidos diários de wasabi a um grupo de voluntários mais velhos, e um placebo diário a outro grupo, durante três meses.

Leia também

Wasabi é um tipo de planta que cresce no Japão e no Extremo Oriente Russo. Possui um rizoma verde que alguns comparam ao rábano. O rizoma é comumente usado como ingrediente em alimentos e como tempero.

continua depois da publicidade

Historicamente, também foi considerado um tipo de vegetal saudável porque é conhecido por ajudar a reduzir a inflamação em várias partes do corpo.

Pesquisas anteriores mostraram que seus benefícios antiinflamatórios são graças ao isotiocianato de 6-metilsulfinil hexil (6-MSITC), que também demonstrou ter propriedades antioxidantes.

Estima-se que o wasabi ajude nas habilidades cognitivas devido ao seu suposto efeito calmante no cérebro. Por esse motivo, agora é vendido como suplemento em muitas lojas de produtos naturais.

O estudo de 12 semanas

Antes de iniciar o período de teste de 12 semanas, as funções cognitivas dos participantes foram avaliadas. Durante esse período, os voluntários foram instruídos a consumir comprimidos de wasabi todos os dias antes de dormir.

continua depois da publicidade

Ao final do período experimental, os pesquisadores reavaliaram as competências cognitivas dos participantes, focando em aspectos como velocidade de processamento mental, atenção, memória de curto e longo prazo, memória episódica e funções executivas.

Os resultados revelaram que aqueles que consumiram os comprimidos de wasabi obtiveram melhorias significativas nos testes de memória.

Especificamente, eles se destacaram em tarefas de memória episódica, de trabalho, e associação, como vincular nomes a rostos, uma tarefa desafiadora para adultos mais velhos. Além disso, foram observadas melhorias na memória de curto e longo prazo.

continua depois da publicidade

Como o vegetal atua no cérebro?

Na opinião dos pesquisadores, o wasabi e o 6-MSITC podem estar afetando especificamente o hipocampo do cérebro, uma área chave para o funcionamento da memória.

“Estas descobertas sugerem que tomar 6-MSITC durante 12 semanas melhora seletivamente as funções de trabalho e de memória episódica em idosos saudáveis”, explicaram os investigadores.

Agora eles querem analisar o que pode estar a acontecer ao nível biológico e molecular, uma vez que neste estudo nenhum biomarcador antioxidante ou anti-inflamatório foi medido, então só é possível extrair hipóteses sobre o efeito do wasabi e por que ele está tendo esse efeito.

Mesmo tendo em conta estas limitações, o estudo mostra uma ligação clara entre o wasabi contendo 6-MSITC e uma melhor função de memória. Quando se trata de manter o cérebro saudável na velhice, incluir alimentos com propriedades benéficas na dieta e evitar aqueles que são prejudiciais pode ser uma estratégia simples e relativamente fácil de seguir.

“Os idosos com menor desempenho cognitivo apresentam dificuldades nas tarefas diárias, como fazer compras, fazer transações bancárias e cozinhar”, concluem os cientistas.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade