Estas profissões NÃO serão substituídas por Inteligência Artificial

As profissões que não serão substituídas por Inteligência Artificial são consideradas carreiras essenciais, mas também estão atualizadas em relação às tendências do mercado de trabalho. Assim, são excelentes opções para quem está buscando emprego.

Com as transformações em andamento no mercado de trabalho pela adesão da tecnologia, existem diversas carreiras que serão extintas nos próximos anos. Contudo, algumas profissões não serão substituídas por Inteligência Artificial, as inovações na área de automação e ferramentas semelhantes.

continua depois da publicidade

Sobretudo, são consideradas carreiras essenciais, mas também estão se atualizando diante das novas demandas dos consumidores. Dessa maneira, são boas escolhas para quem está buscando uma área para se especializar, um curso de graduação ou até uma formação técnica. Saiba mais informações a seguir:

Quais profissões não serão substituídas pela Inteligência Artificial?

Leia também

1) Psicologia

A Psicologia é pautada no contato entre seres humanos, o que significa que a Inteligência Artificial nunca será capaz de realizar o mesmo processo empático de conexão e atendimento que um psicólogo. Além disso, existem diversos conhecimentos não técnicos envolvidos nessa profissão, o que impossibilita a interferência da tecnologia.

Como um trabalho indispensável para os indivíduos, é possível que os formatos de atendimento e tratamento sejam alterados, mas a essência da atividade permanece a mesma. Atualmente, existem muitos psicólogos que atendem os pacientes de maneira remota, com o apoio de diversas tecnologias, mas isso não altera as demandas do trabalho realizado.

continua depois da publicidade

2) Serviço Social

O trabalho do Assistente Social também é pautado na interação humana. Ainda que realize as atividades cotidianas por meio dos sistemas de gestão das informações, plataformas como o CadÚnico e aplicativos específicos, é fundamental que haja um procedimento de triagem e atendimento dos cidadãos.

Nesse cenário, a Inteligência Artificial pode agilizar alguns procedimentos, mas não é capaz de oferecer o atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica, por exemplo, ou realizar o processo de entrevista, visitação e acompanhamento dos cidadãos em vulnerabilidade social. Portanto, é pouco provável que a área desapareça por conta da tecnologia.

3) Pedagogia

A Pedagogia é a raiz da aprendizagem e da educação, presente desde a Alfabetização em todas as etapas da vida que envolvem o conhecimento ou novas informações. Como responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e intelectual dos indivíduos, é uma profissão que não pode ser substituída pela Inteligência Artificial.

continua depois da publicidade

Mesmo que as tecnologias tenham modificado as atividades desempenhadas, principalmente depois da pandemia, existem alguns processos que dependem do contato humano, da humanização do atendimento e da empatia. Sendo assim, máquinas não poderão substituir a conexão gerada entre o Pedagogo e o indivíduo em aprendizagem.

4) Profissões de docência

Os professores não serão substituídos por Inteligência Artificial, ainda que essas tecnologias sejam capazes de transmitir o conhecimento teórico e técnico necessário. A profissão da docência vai além dos livros, pois envolve a formação humana dos cidadãos por meio de habilidades socioemocionais, comunicativas e interativas.

Mais do que ensinar Matemática, os professores ensinam os alunos sobre questões intangíveis para as máquinas, como a importância do dinheiro na sociedade, desigualdade de renda, necessidade de compartilhamento de recursos e consequências na sociedade. Desse modo, participam da construção da personalidade desses indivíduos.

continua depois da publicidade

Além disso, os professores são responsáveis por estimular a convivência social entre os estudantes, trabalhar com a comunicação e linguagem, desenvolver aspectos de expressividade e autoconhecimento. Como consequência, são figuras importantes no amadurecimento dos indivíduos ao longo da vida.

5) Cientista de Dados e profissionais da Tecnologia da Informação

Acima de tudo, a Inteligência Artificial e outras tecnologias depende de profissionais especializados que possam operar os sistemas, corrigir as falhas e atualizar conforme as novas necessidades. Mais ainda, são as pessoas que regulam as atividades das máquinas, garantindo o bem-estar social.

Por conta desse processo, os Cientistas de Dados e profissionais da Tecnologia da Informação continuarão sendo fundamentais para trabalhar no desenvolvimento e inovação. Além de criar novas ferramentas, são responsáveis por garantir o pleno funcionamento das máquinas em aplicação no mercado.

continua depois da publicidade

Os Cientistas de Dados, por exemplo, são responsáveis por gerenciar todas as informações geradas na interação entre as tecnologias e usuários. Assim, contribuem para a tomada de decisões e crescimento das instituições.

Leia também

Concursos em sua
cidade