Depois de uma enxurrada de teorias durante todo o curso técnico do ensino médio ou da universidade, chegou a hora de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Por isso, o estágio nas empresas é uma excelente alternativa para que você se torne um profissional de sucesso.
Saiba do que se trata, conheça os tipos de estágio, como funciona esse programa perante a lei e as regras gerais. Aproveite a leitura.
Mas o que é o estágio?
Por mais que seja um assunto bastante comum, muita gente ainda se vê na dúvida. O estágio é um programa de atividades que será desenvolvido por estudantes de nível médio ou superior, dentro de uma organização pública ou privada. Todo o período de estágio tem o objetivo de aprimorar a aprendizagem do estagiário.
A principal ideia é colocar em prática todo o conteúdo aprendido dentro de sala de aula. Através do estágio nas empresas, é possível garantir uma certa experiência para o estudante, no que tange ao ambiente de trabalho e os desafios da sua profissão em si, o que não é possível dentro do ambiente acadêmico.
Estágio é a mesma coisa que emprego?
Não. Como dissemos acima, estágio é um período pré-determinado em que o estudante vai complementar o seu aprendizado com a prática. De acordo com a lei que define as regras gerais do estágio, é necessário que haja um contrato assinado entre ambas as partes (estagiário e empresa), com a mediação da instituição de ensino, obviamente.
Ainda de acordo com a lei regulamentadora, durante a atividade do estágio, não deverá existir nenhum tipo de vínculo empregatício entre a organização e o estagiário.
Ou seja, em um emprego formal de carteira assinada, o trabalhador tem todos os direitos trabalhistas assegurados por lei (férias, FGTS, verbas rescisórias, 13º salário, dentre outros). No período de estágio, nada disso existe.
Como funciona o estágio nas empresas?
Durante o tempo de estágio em uma organização, o estagiário realiza suas atividades durante 4 ou 6 horas de trabalho. Toda a execução das tarefas diárias pelo estudante deverá ser supervisionada por um profissional responsável da área.
Vale salientar que a empresa compreenda que o objetivo do estágio sempre deve ser a capacitação do estudante e não uma alta produtividade do mesmo. Ou seja, ele está colocando em prática tudo aquilo que aprendeu dentro de sala de aula e adquirindo experiência em sua profissão.
Geralmente, a duração do estágio é de 6 meses a 1 ano. Mas, dependendo do desempenho do estagiário ou do interesse da empresa, o contrato pode ser prorrogado por mais tempo, que pode chegar a 2 anos, no máximo. Para que o estudante esteja apto a realizar um estágio, ele deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar devidamente matriculado no seu curso em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC;
- Ter uma frequência satisfatória nas aulas durante todo o curso;
- Em caso de curso universitário, o estudante deve estar regular e sem nenhum tipo de pendência anterior;
- Estar em dia com todas as exigências da faculdade, para que o estágio seja autorizado.
É conveniente salientar que, para concorrer a uma vaga de estágio nas empresas, o estudante precisa atender a todos os requisitos exigidos pelas organizações. Além disso, o processo seletivo pode acontecer por meio de entrevistas, avaliações de conhecimento e até dinâmicas de grupo.
Cada empresa define como a seleção dos estagiários vai acontecer.
Qual a diferença entre estágio remunerado e obrigatório?
Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes que estão iniciando a sua vida profissional. Por isso, vamos saná-las:
Estágio remunerado
É quando o estudante recebe uma bolsa-auxílio (de valor variável) da empresa durante todo o período de estágio. Na maioria das vezes, o estagiário também recebe uma ajuda financeira para o transporte (casa-trabalho e vice-versa).
Esse estágio não é obrigatório e tudo é acordado entre ambas as partes. A maioria dos estudantes optam por estágios remunerados, por motivos óbvios, já que, além de colocarem toda a teoria em prática, eles recebem por isso.
Estágio obrigatório
É quando o estudante precisa cumprir um período de estágio, com um número de horas previamente estipulado, para conseguir se formar no curso em questão. O estágio obrigatório faz parte da grade curricular de diversas instituições de ensino, seja de nível superior ou técnico.
Nesse caso, o recebimento de algum tipo de auxílio financeiro fica a critério da empresa, que não é obrigada a remunerar o estudante. O aluno só consegue ter acesso ao diploma se, obrigatoriamente, fizer um estágio.