Em busca de emprego? Veja 7 coisas que não podem faltar no currículo

Se você está procurando emprego, conheça sete coisas que não podem faltar no currículo e aumente as chances de ser contratado.

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado entre os profissionais que buscam uma recolocação. E para aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo, um bom currículo faz toda a diferença. Por isso, se você está em busca de emprego, conheça sete coisas que não podem faltar no currículo e esteja mais próximo de conquistar o emprego dos sonhos.

O que não pode faltar em um bom currículo?

1) Informações pessoais e de contato

Leia também
continua depois da publicidade

Todo mundo que está em busca de emprego precisa ter um currículo invejável. Por isso, as informações pessoais (nome completo, estado civil e idade) e de contato (telefone celular e e-mail) não devem faltar neste importante documento.

Coloque-as em destaque no topo da primeira folha do currículo. Lembrando que colocar o seu endereço, telefone fixo ou link das suas redes sociais, por exemplo, é opcional.

2) Objetivo profissional

Quem está em busca de emprego e precisa fazer um currículo digno de elogios, precisa se atentar para o objetivo profissional, que deve ser bastante específico, sem enrolações.

continua depois da publicidade

Dependendo do seu objetivo, é recomendado que você coloque a área de atuação na qual tenha interesse. Por exemplo: “Atuar na área de vendas”. Vale lembrar que o objetivo descrito deve estar bem alinhado com o cargo a que se destina o seu currículo.

3) Formação acadêmica

Se você está em busca de emprego, deve dar atenção especial para a sua formação acadêmica no currículo. Coloque os cursos que você concluiu, de acordo com a importância de cada um. A ordem indicada é:

  1. Doutorado;
  2. Mestrado;
  3. Pós-graduação;
  4. Graduação;
  5. Ensino médio.

Além disso, você deve colocar o nome de cada instituição de ensino, bem como as respectivas datas de início e conclusão.

4) Cursos extracurriculares

Você sabia que candidatos que investem em capacitação profissional e que estão em busca de emprego, têm muito mais chances de terem o currículo selecionado? É verdade!

continua depois da publicidade

Os cursos extracurriculares (independente da sua área de atuação), bem como a participação em seminários, palestras e workshops, também devem ser mencionados no seu currículo. Além disso, é recomendado colocar a data de cada curso realizado e a respectiva instituição de ensino.

5) Experiência profissional

Essa costuma ser a parte mais importante de um currículo. Por isso, o candidato deve colocar o nome das empresas em que trabalhou, começando pela mais recente. Coloque o nome de cada uma delas, o período de trabalho, cargo exercido e principais atividades realizadas. Tudo isso de maneira bem objetiva.

A dica aqui não é descrever apenas o que você fazia, mas sim os resultados alcançados pela organização por causa do seu trabalho. Isso faz toda a diferença.

continua depois da publicidade

6) Fluência em idiomas

Se você está em busca de emprego e domina uma ou duas línguas estrangeiras, as chances de ser selecionado por uma multinacional podem ser imensas. Por isso, de uma forma objetiva e, sobretudo, honesta, coloque os idiomas que você domina (ou fala fluentemente), bem como o seu nível de conhecimento dos mesmos.

Caso já tenha trabalhado no exterior, é recomendado colocar essa informação também, já que vivência internacional é um diferencial e tanto.

7) Domínio de ferramentas tecnológicas

O candidato que está em busca de emprego também não deve deixar de colocar em seu currículo as principais ferramentas tecnológicas em que tem experiência ou já tenha trabalhado antes.

Dependendo do cargo almejado, existem alguns softwares ou ferramentas específicas que o candidato precisa dominar ou, pelo menos, ter o mínimo de familiaridade. Coloque-as de forma sucinta, além de mencionar o seu nível de conhecimento em informática e internet.

continua depois da publicidade

Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

Agora que você conhece as sete coisas que não deve faltar no currículo e está em busca de emprego, conheça dicas valiosas sobre como se sair bem na hora da entrevista:

  • Tenha confiança em si mesmo;
  • Não minta a respeito de nada, pois a mentira é descoberta;
  • Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica;
  • Evite demonstrar que está nervoso e fazer gestos corporais;
  • Seja objetivo nas respostas, sem falar pelos cotovelos;
  • Obtenha o máximo de informações a respeito da empresa;
  • Esteja preparado para perguntas inesperadas;
  • Olhe nos olhos do entrevistador quando estiver conversando com ele, pois isso transmite credibilidade;
  • Tenha cautela na hora de expor as suas qualidades e defeitos.

Quem está em busca de emprego precisa ter um currículo diferenciado e estar preparado para enfrentar um desgastante processo seletivo. Por isso, compartilhe esse conteúdo com algum amigo ou conhecido, pois essas dicas podem ajudar bastante.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade