Estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes

Um estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes e menos socializáveis, de acordo com pesquisadores suecos.

O “sono da beleza” pode não ser apenas uma expressão. Afinal, um estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes. A dúvida de muitos se isso realmente existia chega ao fim, visto que de acordo com a pesquisa, apenas duas noites mal dormidas já podem deixar alguém menos atraente de forma significativa.

continua depois da publicidade

Esta possibilidade é fruto de uma pesquisa do Instituto Karolinska junto da Universidade de Estocolmo, na Suécia. Publicada no periódico científico Royal Society of Open Science, recebeu divulgação do IFLScience.

Com base nos resultados, pessoas que se apresentaram após o período de teste com olhos inchados e olheiras provenientes do cansaço foram vistas pelos outros com aparência menos saudável, bem como menos socializável.

Leia também

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo as informações coletadas sobre o estudo.

continua depois da publicidade

Sobre a pesquisa

O experimento de Tina Sundelin, Mats Lekander, Kimmo Sorjonen e John Axelsson foi feito utilizando 25 participantes, sendo 14 mulheres, de idade entre 18 e 47 anos.

Estas pessoas foram fotografadas após dois dias de restrição de sono e sono normal, em um design balanceado. Nas primeiras duas noites, elas deveriam dormir bem, e uma semana depois, também por duas noites, só deveriam dormir por quatro horas.

As fotografias foram então avaliadas por 122 voluntários, sendo 65 mulheres de idade entre 18 e 65 anos. O critério de avaliação consistia em entender o quanto estes avaliadores gostariam de socializar com os participantes. Obviamente, os estudados não utilizavam maquiagem ou filtros.

Na pesquisa, também foram avaliados pontos como a aparência dos participantes, sua saúde, sono e confiança. De acordo com os resultados, os avaliadores tinham menos interesse em socializar com indivíduos que não dormiram o suficiente.

continua depois da publicidade

Resultados da pesquisa

No geral, pessoas que pareciam mais cansadas e menos saudáveis automaticamente eram consideradas menos atraentes. John Axelsson, um dos líderes de estudo, acredita que a falta de sono possui grande impacto na forma como as pessoas vêem as outras. Assim, priorizar o sono é essencial.

De acordo com a pesquisa, é preciso pensar na atração por meio de uma perspectiva evolucionista. Isso significa que não seria normal se sentir mais atraído por alguém com uma aparência menos enérgica, por exemplo.

Ao parecer menos saudável, é provável que aqueles ao redor se afastem deste indivíduo. Isso, porém, não explica o efeito completo de não querer socializar com ela. Este pode ser um fator importante, mas não é a história toda.

continua depois da publicidade

Durante a avaliação, a Dra. Tina Sundelin, outra líder do time, descobriu que estranhos eram excelentes em avaliar o quão cansado alguém parecia estar. Vale lembrar que os avaliadores deste estudo eram pessoas aleatórias, sem relação com os estudados.

Igualmente, os autores também descobriram questões interessantes sobre a narrativa evolucionista. Um rosto que não parece saudável ativa mecanismos de afastamento dos outros, que evitam estar perto de pessoas que parecem doentes.

Em relação à atração, este conceito não está diretamente associado às proporções de alguém. Neste quesito, a atração pode ser fracamente relacionada à saúde, mas rostos saudáveis são imediatamente considerados mais atrativos.

Por fim, os pesquisadores acreditam que este estudo é uma boa forma de lembrar o quão vital o sono pode ser. Eles também não desejam que ninguém “perca o sono” analisando as métricas desta avaliação: não dormir bem as vezes não influencia em uma pessoa ao todo.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade