Cada vez mais as empresas estão usando esses termos e detalhando se é uma vaga para os perfis Júnior, Pleno e Sênior. Com base nisso, eles decidem atividades, salários e responsabilidades, por isso é muito importante que todos saibam as diferenças entre cada um e como eles podem ser diferenciados de acordo com as diferentes categorias.
Em suma, alguns critérios que diferenciam os perfis Júnior, Pleno e Sênior, saiba mais abaixo.
O que diz a experiência de trabalho?
Refere-se ao número de anos de experiência profissional de trabalho. No entanto, o estágio realizado durante o seu tempo como estudante não conta. Também não acrescenta se a pessoa trabalhou durante 2 anos numa loja, por exemplo, ou em outros tarefas não relacionadas com a sua atividade profissional.
- Júnior: Menos de 5 anos de experiência;
- Pleno: De 5 a 10 anos de experiência;
- Sênior: Mais de 10 anos de experiência.
Diferenças entre Júnior, Pleno e Sênior
Júnior
São profissionais que normalmente iniciam sua carreira profissional após o término dos estudos. Têm geralmente menos de 5 anos de experiência profissional, relacionada com a atividade profissional, excluindo as atividades práticas desenvolvidas durante o estágio de estudante.
Um perfil Júnior é geralmente um jovem que, devido aos seus conhecimentos atualizados, pode trazer um certo “gás” à equipe, embora geralmente exijam mais experiência para contribuir com ideias inovadoras e viáveis para um projeto.
Este profissional geralmente não maneja todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades, por isso necessita de orientação constante em sua gestão, e suporte nos processos específicos da empresa. Além disso, por não ser um especialista, exige acompanhamento durante o desenvolvimento dos projetos, de forma a atender aos padrões da empresa.
Um profissional Júnior pode ter dificuldade em determinadas áreas de sua atuação. Ele pode precisar de orientação na hora de definir e organizar seu trabalho, ou pode ter dificuldade em transmitir suas ideias para o restante da equipe ou para o cliente, podendo até se estressar e ter resultados negativos em atividades realizadas sob pressão.
Por serem profissionais que exigem muita orientação e suporte, o salário costuma ser menor do que os demais perfis.
Pleno
Um profissional Pleno tem entre 5 e 10 anos de experiência profissional. Desse modo, ele tem capacidade para realizar atividades mais complexas e desenvolver projetos de forma independente.
Esse profissional possui bons conhecimentos sobre ferramentas, metodologias e processos que o auxiliam a atuar com responsabilidade, por isso não requer supervisão constante e pode ser considerado um tanto autossuficiente. No entanto, ainda consegue cometer erros que poderiam ser evitados.
Um Pleno tem uma visão mais ampla sobre o seu escopo, por isso procura usar o tempo de forma eficaz e procura por si as atividades a realizar. Costuma ser um profissional que sabe organizar melhor o tempo destinado a cada atividade, e entregar bons resultados em atividades sob pressão.
Este perfil pode não ser um especialista completo no assunto, mas tem o conhecimento e a capacidade de continuar crescendo para que possa ganhar a experiência e as habilidades necessárias para se tornar um Sênior.
Sênior
Por fim, um Sênior é um profissional experiente, com grande experiência e atuação superior a 10 anos. Possui o conhecimento necessário para realizar atividades desafiadoras, tornando-se, inclusive, referência no desenvolvimento de projetos dentro da empresa.
Este profissional tem a experiência necessária para desenvolver projetos sem supervisão e autonomia para tomar decisões importantes. Além disso, tem a capacidade de definir os processos, ferramentas e metodologias que mais se adequam às necessidades da empresa em prol de um trabalho ágil e produtivo.
Um profissional Sênior geralmente ocupa cargos de liderança numa empresa. Ele sabe manejar de forma otimizada as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. Da mesma forma, seu desempenho não é afetado mesmo trabalhando sob pressão, pelo contrário, ele busca formas de se aprimorar e se encarregar das dificuldades.
Com efeito, um profissional sênior tem um salário maior do que os perfis menos experientes, mas o trabalho não para por aí. Geralmente são pessoas que estão em constante atualização e que buscam formas de melhorar continuamente e apresentar soluções inovadoras.