Estar em determinada área de atuação não é um problema para quem deseja exercer sua atividade como um trabalhador freelancer. Afinal, a modalidade oferece maior liberdade para desenvolver a carreira, e ganhar dinheiro como freelancer pode ser uma ótima forma de começar. Para isso, existem vários sites que auxiliam no processo.
Um dos primeiros passos para entrar no mundo freelancer é conhecer as ferramentas que ajudam a filtrar as melhores opções para a área. Os sites da proposta possuem a vantagem de reunir em um só lugar tanto os prestadores de serviço, quanto quem está buscando por ele. Deste modo, o caminho fica ainda mais fácil.
Neste sentido, três sites interessantes para começar a ganhar dinheiro como freelancer são o Workana, o 99freelas e o GetNinjas. Todos possuem boas avaliações de clientes e servidores, e concentram em um só lugar várias oportunidades de emprego.
Melhores sites para trabalhar como freelancer
1. Workana
A Workana é a opção ideal para quem trabalha em várias áreas diferentes, como produção de conteúdo, finanças, tradução, TI, design e marketing.
Por meio do site, a empresa deve publicar o projeto que deseja, e os freelancers podem entrar em contato com propostas, incluindo o valor do serviço e a data limite de conclusão do projeto.
O cliente ainda pode solicitar outras informações, sendo a comunicação facilitada pela plataforma. Uma das maiores vantagens da Workana é a variedade de opções de serviço, já que uma multitude de negócios solicita algum trabalho diariamente. Contudo, é preciso ficar atento à concorrência, que pode ser grande.
Os freelancers devem também manter em mente que uma porcentagem do valor acertado entre o cliente e o servidor deve ficar para a plataforma. Mesmo assim, os valores são definidos internamente durante a definição das propostas.
2. 99freelas
O 99freelas é um dos sites de prestação de serviço mais famosos da atualidade. Possui mais de 72 mil projetos concluídos, com mais de 1 milhão de freelancers cadastrados, e um valor que ultrapassa os R$ 13 bilhões do que já foi repassado aos seus servidores.
Similar ao Workana, no 99freelas, as empresas podem publicar os projetos e fazer os pedidos. Portanto, também é necessário elaborar uma proposta de trabalho neste site. A diferença é que, no 99freelas, o trabalhador possui a opção de criar um perfil profissional, que serve como currículo para os interessados.
Os servidores podem enviar quantas propostas desejarem. Assim como o Workana, porém, uma porcentagem fica para a plataforma assim que o pedido é acertado com o cliente.
3. GetNinjas
Por fim, o GetNinjas também é outra plataforma muito conhecida no mundo dos freelancers. As oportunidades de trabalho são variadas, sendo de áreas como design, consultoria, redação, assistência técnica, reformas, eventos e até aulas.
O GetNinjas já possui mais de 2 milhões de profissionais cadastrados, com mais de 4 milhões de serviços por ano, e cerca de 500 tipos de serviço diferentes. São R$ 900 milhões movimentados em demandas anualmente, que vão para o bolso dos profissionais.
Nesta plataforma, tanto os profissionais quanto os clientes devem criar um cadastro e definir o que desejam dela. No perfil de um designer, por exemplo, ele deve explicar o que faz, e aguardar um cliente entrar em contato. Também é possível visualizar pedidos de empresas e enviar propostas.