Seja nas atividades do trabalho, na faculdade ou até nas redes sociais. Alguns erros de grafia são bastante comuns no dia a dia e, muitas vezes, nem os percebemos. Por isso, vamos te mostrar 19 palavras que palavras que você pode estar escrevendo errado, sem notar.
Se você está treinando para a redação do certame, recomendamos ler essa matéria até o final. Todas as palavras da lista abaixo fazem parte do nosso cotidiano e as escrevemos (e falamos) com uma certa regularidade. Preste atenção na forma correta de escrever cada uma delas e aumente suas chances de aprovação.
Palavras que você pode estar escrevendo errado
1) Exceção
Essa seguramente é uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Tem muito concurseiro por aí que se enrola na hora de escrevê-la. É bastante comum escrever “excessão”, que está errado. A grafia correta é “exceção”.
2) Privilégio
Muitas pessoas tendem a substituir o primeiro “i” por “e”, o que é um erro crasso. Mesmo que sonoramente possa parecer mais certo dizer “previlégio”, o certo é “privilégio”. Não confunda.
3) Através
Outra das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muito concurseiro usa o “z” no lugar do “s” e, de quebra, não coloca acento. Evite usar essa palavra na redação, já que ela significa atravessar algo. Use “por meio de” ou “por intermédio” no lugar dela, fechado?
4) Empoderamento
É bastante provável de você já ter ficado em dúvida sobre essa palavra. Muita gente coloca a letra “n” depois do primeiro “o”. Mas não se engane, concurseiro. A grafia correta é “empoderamento”.
5) Palavras que você pode estar escrevendo errado: Asterisco
Seja sincero: pelo menos uma vez na vida você já deve ter escrito “Asterístico”, certo? Fique tranquilo, pois esse erro é mais comum do que imaginamos. “Asterisco” é a grafia correta.
6) Estupro
Essa palavra é uma das campeãs, quando o assunto é grafia e pronúncia errada. Milhares de pessoas falam e escrevem “estrupo”. De agora em diante, não vale errar mais, fechado? A forma correta é “estupro”.
7) Simplesmente
Por mais que a sonoridade dessa palavra seja “simplismente”, a sua grafia correta é “simplesmente”, com o “e” no lugar do “i”. Para você nunca mais errar, basta ter em mente a origem da palavra: Simples. Simplesmente.
8) Beneficente
Mais uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muitas pessoas acabam colocando um “i” a mais depois da letra “c”, nesse adjetivo, o que está errado. A grafia correta é “beneficente”.
9) De repente
Essa palavra também deixa muito concurseiro na dúvida na hora de escrever. Mas lembre-se sempre: a grafia correta não é “Derrepente”, mas sim “De repente”, combinado?
10) Menos
Você precisa ter em mente que a palavra “menas” não existe, mesmo quando a palavra seguinte (da frase) for do gênero feminino. O correto é usar sempre “menos”. Exemplo: menos feijão, menos banana.
11) Palavras que você pode estar escrevendo errado: Identidade
É bem provável que você já tenha escrito “indentidade”, certo? Mas não existe esse “n” antes do primeiro “d”. O correto é “identidade”, sem o “n”. Muitas vezes, a pronúncia acaba nos enganando.
12) Ascensão
Como são muitos os sons da letra “s”, é normal fazer uma certa confusão, principalmente quando são diversas possibilidades que têm relação com esse som. Mas não se engane, a grafia correta é “ascensão”.
13) Entretido
Atire a primeira pedra quem nunca escreveu a palavra “entertido” ao invés de “entretido”. Esse engano é normal, já que costumamos colocar a letra “e” antes do “r”. E justamente o contrário é que o certo. Agora não vale errar mais na redação, combinado?
14) Sobrancelha
Mais uma das palavras que você pode estar escrevendo errado. Tem muita gente que ainda insiste em colocar um “m” a mais antes da letra “b”, o que está errado. A forma correta de escrever é “sobrancelha”, sem o “m”.
15) Reivindicar
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, muito concurseiro acaba colocando a letra “n” antes do “v”. Vale lembrar que a grafia “reinvindicar”, não existe. Como a pronúncia faz parecer que a existe a letra “n”, a forma correta de escrever é “reivindicar”.
16) Supérfluo
Essa palavra talvez seja surpresa para muita gente. Por incrível que pareça, a grafia correta não é “supérfulo”, mas sim “supérfluo”. É o hábito de acrescentar letras onde não tem. Faz parte do vocabulário.
17) Empecilho
Outra palavra que deixa muita gente em dúvida. Não é só porque a sonoridade faz parecer que essa palavra começa com a letra “i”, que a grafia é essa, certo? O correto é “empecilho” ao invés de “impecilho”.
18) Mexer
Provavelmente você já deve ter pensado: se “encher” é com “ch”, o correto seria “mecher”, certo? Errado, concurseiro. A grafia exata é “mexer”, sempre usando a letra “x”.
19) Subsídio
Finalmente, a última das palavras que você pode estar escrevendo errado. Muita gente, além de escrever incorretamente, também pronuncia essa palavra de maneira equivocada. Não se escreve “subcídio”, mas sim “subsídio”. Além disso, a pronúncia do segundo “s” não é com som de “z”, combinado, concurseiro?