Como conservar verduras na geladeira por mais tempo?

Ao comprar verduras e legumes, é possível prolongar sua durabilidade na geladeira com alguns cuidados simples.

As verduras são um item básico da dieta que não pode faltar em nenhuma casa. Mas se quisermos que estes produtos mantenham todos os seus nutrientes e durem por mais tempo, é necessário conservá-los corretamente na geladeira.

continua depois da publicidade

Para isso, é importante compreender o ciclo de maturação de cada vegetal e como separá-los adequadamente dos alimentos que podem acelerar a sua decomposição.

Como conservar vegetais frescos na geladeira?

1. Leve à geladeira os vegetais de acordo com a maturação

Leia também

No verão, os vegetais geralmente murcham mais rápido do que no inverno. Portanto, é aconselhável refrigerá-los, mas não todos. É preciso considerar o ciclo de maturação e o clima. Alguns podem ser mantidos primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira.

É o caso dos tomates, que ainda não amadureceram, e que podem ser guardados no cesto ou na despensa. Assim que adquirir aquela cor vermelha brilhante, pode ser colocado na geladeira. Porém, isso não acontece com alface, acelga, espinafre, brócolis e aspargos, que, pela sua delicadeza, devem ser refrigerados diretamente.

continua depois da publicidade

2. Não lave os vegetais antes de colocá-los na geladeira

Este é um erro muito comum que acelera a deterioração dos alimentos. Quando os lavamos e colocamos na geladeira não demora muito para que a umidade altere sua estrutura interna, incluindo cor, nutrientes, aroma e forma. Portanto, basta lavá-los momentos antes de consumi-los.

3. Use sacos plásticos com furos para alguns vegetais

Os sacos plásticos protegem os alimentos da umidade, evitam que odores fortes se misturem uns com os outros e atrasam o tempo de decomposição. Use estes materiais perfurados para legumes ou frutas picadas, de preferência.

continua depois da publicidade

Você também pode usar recipientes de plástico ou vidro. Procure selá-los bem para evitar que exalem aroma. E, em geral, se você quiser saber como evitar maus odores na geladeira, uma boa dica é colocar meio limão cortado ou um punhado de grãos de café dentro do eletrodoméstico.

4. Separe as frutas dos vegetais

Evite colocar frutas e vegetais juntas na geladeira, pois as frutas liberam gás etileno (hormônio responsável pelo amadurecimento) e quando permanecem com os vegetais podem se decompor mais rápido.

O gás etileno é positivo por um lado, pois suaviza a casca da fruta, confere-lhe cor, textura e sabor ideal. Mas, uma vez passado o amadurecimento, ocorre um envelhecimento gradual e os vegetais ficam mais sujeitos ao aparecimento de fungos.

continua depois da publicidade

É preferível que as frutas sejam refrigeradas em compartimento separado e, se necessário, embrulhadas em plástico filme.

5. Guarde os vegetais na gaveta de baixo

A gaveta inferior oferece uma temperatura moderada, ideal para melhor conservar os vegetais, em comparação com outros compartimentos, onde as correntes de vapor frio podem ser mais intensas.

Como guardar vegetais no congelador?

Além de guardar os vegetais na geladeira, eles também podem ser congelados. Esta opção permite prolongar o seu tempo de conservação, e irá ajudá-lo a aproveitar muitos dos vegetais que tem em casa e a evitar desperdícios.

Recomenda-se escaldar os vegetais antes de congelá-los. Isso permite inativar as enzimas que ativam a oxidação das proteínas do vegetal em contato com o ar, o que ajuda a preservar suas propriedades e cor.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade