Os cílios são fios numerosos e curtos que crescem na borda das pálpebras. Além disso, são constituídos por queratina que os torna flexíveis e resistentes. Eles são sensíveis e têm um ciclo de vida limitado, por isso são renovados regularmente. Portanto, é normal perder cerca de 5 cílios por dia e esperar cerca de 5 semanas para que eles voltem a crescer.
No entanto, é preciso ficar atento à sua queda, pois pode ser um indício de algum problema ocular. Por exemplo, pode ser devido a glândulas palpebrais inchadas, infecções, bactérias ou fungos. Confira mais sobre os cílios a seguir.
Para que servem os cílios?
De modo geral, segundo estudos, os cílios agem como protetores e evitam que poeira, bactérias e poluição do ar entrem em contato com nossos olhos. Além disso, também nos protegem dos raios solares e dos efeitos da radiação e da chuva.
O comprimento ideal para que cumpram sua função é um terço do comprimento da largura do olho (8 ou 10mm). Se forem mais longos, permitem a passagem do ar e contribuem para o ressecamento dos olhos e a possível introdução de partículas de poeira. A densidade também influencia, mas não na mesma medida que o comprimento.
Por que os cílios caem?
Os cílios naturais caem seguindo um ciclo, como o seu cabelo. Em certas épocas do ano (geralmente por volta de novembro e fevereiro), seus cabelos e cílios caem muito mais rápido porque os humanos os eliminam em preparação para as mudanças de temperatura. Desse modo, seu crescimento tem três fases:
- Anágena ou fase de crescimento: ocorre quando os fios crescem ao máximo e se beneficiam de todos os nutrientes que são fornecidos (entre 4-6 semanas);
- Catágena ou fase de transição: ocorre quando o pelo para de crescer, mas ainda não está pronto para cair (entre 2-3 semanas);
- Telógena ou fase de repouso: quando o fio está pronto para cair e voltar ao estágio anágeno de crescimento (pode durar mais de três meses).
Nem todos os cílios estão no mesmo período de crescimento ao mesmo tempo, na parte superior poderíamos estimar uma quantidade de 40%, se levarmos em conta que temos entre 150-200 fios de cabelo na pálpebra superior, a perda de 4 ou 5 deles por dia não é um número alto. A chave é cuidá-los quando estão crescendo.
O que provoca a queda dos cílios?
Os principais fatores que afetam a queda dos cílios incluem doenças e condições como:
Blefarite
Irritação, coceira e inchaço das pálpebras são sintomas que podem indicar blefarite. Ela ocorre quando as glândulas sebáceas são obstruídas perto da base dos cílios, resultando em inflamação crônica e problemas nos folículos ciliares.
Tricotilomania
Esta é uma condição mental na qual o sofrimento emocional ou psicológico faz com que uma pessoa toque seus cílios com frequência, podendo ocasionar a queda dos fios.
Irritação pelo uso de produtos cosméticos
Deixar a maquiagem dos olhos por muito tempo, usar e remover extensões de cílios e usar modeladores de cílios pode danificar os fios e acelerar a queda. Além disso, a perda de cílios também pode ser causada por alergia ao rímel e à cola usada para aplicar cílios postiços.
Câncer de pele
Mais raramente, a perda localizada dos cílios pode ser um sintoma de câncer de pele nas pálpebras. O câncer pode atrapalhar o crescimento dos cílios à medida que as células nocivas se espalham. Por fim, outras causas menos comuns de perda de cílios incluem hordéolo (terçol) e calázio.
Agora que você sabe a principal função dos cílios, lembre-se de cuidar muito bem deles. Caso observe a queda excessiva dos fios, busque ajuda médica.