INSS: Conheça 4 benefícios para homens que têm câncer de próstata

O câncer de próstata equivale a quase 30% dos tumores diagnosticados em homens, segundo o INCA. Confira benefícios do INSS para esse público.

Homens contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que forem diagnosticados com câncer de próstata podem receber pelo menos quatro benefícios previdenciários. Isso porque a doença é considerada grave e requer afastamento do trabalhador para tratamento e recuperação.

Leia também

Esse tipo de câncer acomete, normalmente, homens com idade superior a 50 anos e, se não for tratado, pode se espalhar pelo corpo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2022, foram registrados mais de 65,8 mil casos no Brasil.

Benefícios do INSS para quem tem câncer de próstata

O INSS possui pagamentos especiais para contribuintes sofrem de doenças incapacitantes. Veja quais são os quatro repasses:

Auxílio-doença

Um dos principais benefícios do INSS para homens diagnosticados com câncer de próstata é o auxílio-doença, oficialmente chamado de benefício por incapacidade temporária. Ele é pago para o trabalhador que precisar ser afastado das atividades laborais por mais de 15 dias, sendo iniciado o repasse a partir do 16° dia.

Para ter direito é necessário:

  • Comprovar incapacidade por meio de laudos, atestados e exames médicos;
  • Ter qualidade de segurado da Previdência Social;
  • Ter cumprido 12 contribuições mensais.

Auxílio-acidente

Diferentemente do auxílio-doença, o auxílio-acidente não é pago durante o afastamento, mas quando o trabalhador retorna às suas atividades. Esse é repassado para casos em que o contribuinte sofre se sequelas de um acidente ou de doença. Estão incluídos trabalhadores urbanos, rurais, domésticos, avulsos e segurados especiais.

O câncer de próstata dá direito ao benefício do INSS caso o homem tenha perdido parte de sua capacidade de trabalhar. Os critérios de elegibilidade são:

  • Ter critério de segurado;
  • Ter sofrido acidente ou doença que esteja ou não relacionada ao trabalho;
  • Ter sua capacidade de trabalhar reduzida;
  • Ter nexo casual (relação entre a doença/acidente e a redução da capacidade laboral).

Aposentadoria por invalidez

Pacientes com qualquer tipo de câncer têm direito à aposentadoria por invalidez, oficialmente nomeada de benefício por incapacidade permanente. Sendo assim, homens com câncer de próstata estão incluídos nesse benefício do INSS. Em fase de tratamento, é possível que fiquem impossibilitados de trabalhar.

Cirurgias para remoção de tumor e outros procedimentos mais invasivos também podem prejudicar nesse sentido. Anteriormente, era necessário a recomendação de um perito médico para obter a aposentadoria por invalidez. Agora, essa pode ser solicitada pelo Meu INSS. Por ser uma doença grave, não há período de carência.

Adicional na aposentadoria

Um dos benefícios do INSS pouco conhecidos que contemplam homens com câncer de próstata é o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez. Esse pagamento é previsto pela Lei 8.213/1991 voltado para trabalhadores afastados permanentemente que precisem de ajuda de terceiros para realizar atividades diárias.

O excedente é feito sobre o valor mensal da aposentadoria, independentemente de o segurado receber o piso ou o teto previdenciário. Dessa forma, o beneficiário pode pagar um enfermeiro ou cuidador para auxiliar com tarefas simples, como banho e alimentação.

Leia também

você pode gostar também

Quem não tem carteira assinada pode receber auxílio-doença; veja regras

Brasileiros sem carteira assinada precisam preencher alguns requisitos para receber o benefício do governo. Confira regras para solicitar o auxílio-doença.

Cadastro no BPC: saiba como fazer o requerimento para obter o benefício

O cadastro no BPC é a etapa inicial para recebimento do benefício assistencial do INSS, e os brasileiros elegíveis precisam saber como fazer o requerimento para obter os valores.

Pente-fino do Auxílio Brasil 2022: veja quem pode ter o benefício cortado

O pente-fino do Auxílio Brasil 2022 pode cortar o benefício de muitas famílias que não se atentarem aos critérios de suspensão. Confira quais são os grupos.

BPC de novembro ainda terá 9 saques; saiba quem recebe R$ 1,2 mil

Benefício de Prestação Continuada começa a ser pago pelo INSS. Confira quem tem direito aos valores e como sacar.

Calendário INSS: novo lote de novembro é pago hoje (25); veja quem recebe

O calendário INSS do mês de novembro já começou a ser pago. Confira as datas e quem recebe os valores.

13º salário para Auxílio Brasil: confira o status atual do projeto de lei

Projeto de Lei sobre o 13º salário para Auxílio Brasil já está no Senado Federal. Saiba com funcionará os repasses em caso de aprovação.