Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou três modalidades de participação dos brasileiros para o Censo 2022. Neste sentido, é possível optar pela por responder ao questionário presencialmente, por meio de um dos recenseadores, mas também pelo telefone e através da internet.
Entretanto, a participação remota demanda a visita do recenseador ao domicílio, pois somente assim será liberado um ticket eletrônico para realização da pesquisa. Curiosamente, esta é a primeira edição com maiores possibilidades de resposta remota, pois em 2010, o IBGE liberou a modalidade de internet, mas não pelo telefone.
Como responder ao Censo 2022 remotamente?
Segundo informações do instituto, as famílias irão receber a visita de um agente censitário, mas também podem optar pelo autopreenchimento via internet ou telefone por conta própria. Em ambos casos, será gerado um ticket eletrônico para o preenchimento da pesquisa remotamente, dentro de um prazo de sete dias.
Em casos de dúvida ou necessidade de suporte, considerando a abrangência da pesquisa, foi criado o Centro de Apoio ao Censo. Através do número 0800 721 8181, os cidadãos podem entrar em contato com os recenseadores para encontrar informações. Atualmente, o serviço funciona todos os dias entre 8h e 21h30.
Para garantir que o cidadão irá responder ao questionário após a emissão do ticket eletrônico, é enviado uma mensagem por SMS e e-mail notificando sobre o prazo máximo de sete dias. No entanto, caso ainda assim não responda, um dos agentes responsáveis irá realizar uma ligação telefônica para solicitar o preenchimento do formulário.
Por fim, há ainda uma nova tentativa de contato no sexto dia, antes da expiração do prazo de preenchimento. Neste momento, o Centro de Apoio ao Senso irá entrar em contato com a família, podendo ainda enviar um recenseador novamente na residência para realizar o procedimento de forma presencial.
Por via de regra, são aplicados dois tipos de questionados, além de uma entrevista. Em primeiro lugar, o questionário básico possui 26 perguntas, enquanto o ampliado possui 77 questões.
Qual a importância do Censo 2022?
O Censo 2022 começou oficialmente na primeira semana de agosto, tendo sido adiado durante dois anos consecutivos em decorrência da pandemia de Covid-19. Neste sentido, os recenseadores do instituto estão recolhendo informações sobre os brasileiros em 5.570 municípios, incluindo também aldeias indígenas e, pela primeira vez, territórios quilombolas.
Durante o período de atuação, os agentes do IBGE irão coletar informações fundamentais para estabelecer políticas públicas, que incluem desde questões sociais e cotidianas até a definição do número de deputados federais e vereadores. Através do censo, será possível mapear a população em risco para a criação de campanhas de vacinação no futuro.
Além disso, torna-se possível identificar as áreas que precisam de prioridade dos investimentos em saúde, educação, habitação, lazer, transporte e energia. Da mesma forma, os programas de assistência a crianças, jovens e idosos socialmente vulneráveis poderão ser ampliados com base nessas informações.
Pela primeira vez, o Censo irá contabilizar e considerar informações específicas sobre pessoas com autismo. Desse modo, os governos responsáveis poderão criar medidas para o atendimento das necessidades desse grupo.