O ar condicionado é um aparelho que realiza o tratamento do ar no interior de espaços fechados. Neste sentido, existem diversas funções sobre esse dispositivo que muitas pessoas não entendem. Sobretudo, a disposição do FAN e DRY no controle remoto pode criar confusões nos consumidores.
No geral, o tratamento de ar realizado pelo ar condicionado afeta as condições de umidade, limpeza, temperatura e também de circulação dentro do ambiente. Por conta disso, esse eletrodoméstico possui funções relativas ao aquecimento, umidificação, renovação, ventilação e até filtragem do ar.
Alguns modelos especiais incluem a função de arrefecimento, desumidificação e pressurização. Basicamente, esses processos são alcançados por meio da tecnologia de condicionamento de ar que faz parte dos aparelhos AVA. Ou seja, aparelhos que trabalham no aquecimento e ventilação. Saiba mais a seguir:
Para que servem as funções FAN e DRY?
Em primeiro lugar, as funções FAN e DRY do ar condicionado afetam a qualidade e o estado do ar no ambiente, como explicado anteriormente. Neste sentido, a função FAN parte de uma palavra do inglês para designar o ventilador, enquanto substantivo, e o ato de ventilar, enquanto verbo.
Por isso, essa funcionalidade não causa mudanças diretas na temperatura do ambiente. Em outras palavras, a função FAN é para acionar o ar condicionado enquanto um ventilador, expelindo vento, mas sem climatizar. Além disso, alguns aparelhos permitem que o consumidor controle a velocidade do vento.
Por meio do Fan Speed, ou velocidade do vento, pode-se definir a intensidade e volume do ar expelido. Curiosamente, o Fan Speed funciona também para outras funções, pois quando o aparelho está climatizando é possível controlar a intensidade e quantidade de vento frio saindo o dispositivo.
Por outro lado, a função DRY refere-se à retirada de umidade do ambiente. Basicamente, parte da palavra em inglês para secar, ou seca enquanto adjetivo. Neste caso, o ar-condicionado atua retirando a umidade local para que o ambiente fique mais fresco, pois o ar se torna refrescante no momento da redução.
Em alguns dispositivos, essa função não está disponível explicitamente no controle, mas pode ser ativada no menu de modos do aparelho. Comumente, o ícone que aparece para essa funcionalidade é o desenho de uma gota d’água.
E para que servem as outras funções do ar condicionado?
A princípio, a função mais comum do ar condicionado é a de climatizar o ambiente. Por meio do Cool, que significa frio quando traduzido do inglês, o usuário pode ativar o eletrodoméstico para resfriar o espaço.
No geral, é sinalizado por um desenho de um floco de gelo, para simbolizar o resfriamento. Porém, tende a aparecer de maneira preponderante nos controles remotos por conta da frequência no uso.
Em contrapartida, a função Heat é muito utilizada no inverno, e desempenha o papel oposto do Cool. A palavra no inglês significa calor, ou quente, e o uso no ar condicionado indica que o aparelho será utilizado como um aquecedor quando a funcionalidade for ativada pelo consumidor.
Contudo, o Heat está disponível em modelos específicos que possuem quente-frio como possibilidades. No geral, é mais comum que as residências em regiões mais frias tenham um aquecedor próprio e distinto, de alta potência para os dias de inverno.
Por fim, a função Auto refere-se à automatização do ar-condicionado. Neste caso, o aparelho ajustará por conta própria a temperatura do ambiente até um nível médio, agradável. Para isso, a velocidade do tempo e a temperatura da climatização serão regularizadas até alcançar o marco de 23 ºC,
Ainda que seja possível indicar que o ar-condicionado no modo refrigeração ou aquecimento chegue a 23ºC, existe uma diferença com o modo automático.
Sobretudo, a função Auto faz com que o ar-condicionado funcione sem considerar uma ação específica. Ou seja, pode baixar ou elevar a temperatura para além dos limites do modo Cool e Heat.