Confira 11 aparelhos que mais consomem energia elétrica em casa

Os 11 aparelhos que mais consomem energia elétrica em casa podem encarecer a conta de eletricidade no final do mês por conta de questões técnicas que nem todos os consumidores conhecem.

Os 11 aparelhos que mais consomem energia elétrica em casa consistem em aparelhos eletrodomésticos que possuem uma eficiência reduzida. No geral, é possível conferir essa informação no selo obrigatório do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) que consta nos produtos.

Em resumo, esse selo indica a quantidade de eletricidade que cada aparelho consome, além de apresentar os níveis de eficiência. Por via de regra, quanto mais eficiente o aparelho, menos energia é consumida, mas depende das características de cada produto, assim como as especificações técnicas. Saiba mais a seguir:

11 aparelhos que mais consomem energia elétrica em casa

1) Ar-condicionado

No geral, o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica em casa. Além disso, tende a ser muito utilizado por conta do clima tropical do país. De acordo com o selo obrigatório, estima-se que o consumo de energia elétrica varie entre 129 e 679 kWh.

2) Chuveiro elétrico

Com um consumo mensal de 88 kWh, estima-se que o uso contínuo desse aparelho em dias frios pode dobras essa quantidade. No geral, um uso de 30 minutos por dia gasta uma potência de 5500 W, afetando diretamente a conta de eletricidade no final do mês.

3) Fogão elétrico

O moderno cooktop parece muito mais prático e tem um design que atrai diversas pessoas. Porém, estima-se que a utilização diária durante uma hora poderá gerar um consumo de 70 kWh de energia. Sendo assim, deve-se pesar as questões de praticidade e espaço ocupado com a eficiência desse produto.

4) Geladeira

No geral, a geladeira não consome muita energia quando utilizada por algumas horas. Porém, é comum que fique ligada na tomada de maneira ininterrupta ao longo da semana, gerando um consumo que varia entre 40 e 60 kWh, a depender das características técnicas do produto.

5) Freezer

Assim como a geladeira, os freezers tendem a ser utilizados constantemente, mas demandam um consumo maior para conservar as baixas temperaturas. Desse modo, estima-se que a faixa de consumo seja de 48 a 60 kWh, mas isso varia de acordo com o modelo do eletrodoméstico.

6) Lavadora de Louças

Apesar de muito prática, por permitir que grandes remessas de louça sejam lavadas, essa máquina possui um consumo de energia muito alto, principalmente considerando que é utilizada somente algumas vezes no dia. De acordo com o cálculo, estima-se que 40 minutos de uso diário gere um consumo superior a 35 kWh.

7) Televisão

Um dos eletrodomésticos e aparelhos mais populares nas casas brasileiras, a televisão pode ter um consumo variável de acordo com o tipo, marca e tamanho da televisão. Por via de regra, quanto maior ela for em polegadas e pontos de cor, maior será o consumo de energia.

Sendo assim, estima-se que uma televisão média de 42 polegadas com iluminação em LED consuma entre 32 kWh ao longo do mês. Porém, deve-se considerar o período que ela fica ligada, pois essa quantia pode aumentar de acordo com o tempo de atividade.

8) Ventilador

O fiel companheiro dos dias quentes também pode ser um grande inimigo das contas de eletricidade. Neste caso, pode ter um consumo de até 20 kWh ao longo do mês quando utilizado durante 8 horas por dia, considerando este como o tempo mínimo de sono para uma pessoa.

No caso do ventilador de teto, essa medição costuma ser um pouco maior, em cerca de 20,58 kWh.

9) Computador

O principal instrumento de trabalho utiliza energia constantemente, em especial quando está conectado à tomada após estar completamente carregado. Em média, a utilização ao longo de 8 horas diária ao longo do mês causa um consumo total de 16 kWh no final de 30 dias.

10) Forno elétrico

Utilizado para receitas que envolvem assar o alimento, esse aparelho utiliza muita energia, mas isso depende principalmente do tamanho do forno elétrico e da potência. Durante o mês, se for usado por uma hora diariamente poderá consumir o mesmo que um computador ou ventilador, de acordo com as especificações técnicas do modelo.

11) Secadora de roupas

Apesar de não ser um aparelho doméstico separado em todas as residências brasileiras, principalmente por estar acoplada às máquinas de lavar, esse dispositivo pode consumir até 14,9 kWh ao longo de uma semana.

Nos casos dos prédios residenciais com uma área específica para lavadoras, o consumo deve ser multiplicado pelo número de máquinas ativas.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.