Afinal de contas, para que serve o furo extra que fica no tênis?

Por não saberem para que serve o furo extra que fica no tênis, muitas pessoas acabam deixando-o de lado na hora de amarrar o cadarço. Mas, ao fazerem isso, estão cometendo um erro.

O tênis é uma peça que está presente praticamente em todos os armários ou guarda-roupas. Ainda mais nos dias atuais, já que esse calçado deixou de ser usado apenas para a prática de esportes e se tornou uma peça fashionista, compondo looks desde os mais casuais até os mais chiques e formais.

continua depois da publicidade

A história do tênis se inicia no século 19, na Grã-Bretanha, onde o calçado era utilizado para a prática de corrida. Na época, o tênis era feito de couro. Anos depois, mais precisamente, em 1830, a peça ganhou a sola de borracha graças à invenção do norte-americano Wait Webster.

De lá para cá, novos materiais foram sendo utilizados para a confecção do tênis, novos modelos foram surgindo e, assim, o calçado foi passando por evoluções para atender as diferentes necessidades dos consumidores.

Leia também

Em uma dessas evoluções é que surgiram modelos de tênis com um furo extra. Muitas pessoas não sabem para que serve esse furo a mais no calçado e, por isso, acabam deixando – o de lado na hora de amarrar o cadarço.

continua depois da publicidade

No entanto, ao fazer isso, elas estão cometendo um erro. Isso porque o furo extra que fica no tênis tem, sim, uma função específica. Ficou curioso em saber qual é a essa função? Então descubra, a seguir, para que serve o furo extra do tênis.

Afinal de contas, para que serve o furo extra que fica no tênis?

O furo extra que fica em alguns tênis (afinal, nem todos possuem esse furo) serve para manter o calçado mais firme no pé e, assim, evitar a ocorrência de possíveis acidentes.

Quando o tênis é mal amarrado de modo a ficar mais folgado, o pé acaba se movendo dentro do calçado, ou seja, indo para trás e para frente. Esse movimento gera um atrito entre a pele do pé e o tênis.

continua depois da publicidade

Esse atrito, por sua vez, gera bolhas, calos, feridas e assaduras. Isso ocorre principalmente durante a prática de esportes e de atividades físicas, como a corrida, por exemplo.

Além disso, quando o tênis é mal amarrado, ficando ele mais folgado, pode até causar acidentes, como a quebra do pé ou uma torção, por exemplo.

Para então evitar o atrito entre a pele do pé e o tênis, bem como a ocorrência de acidentes, é que o furo extra do calçado entra em ação. Esse furo permite prender o calçado ao calcanhar e ao tornozelo com mais precisão, sem apertar e incomodar o pé, gerando mais firmeza e estabilidade.

Além disso, o furo extra que fica no tênis permite que diferentes formatos de pé e tornozelo se adaptem ao calçado.

continua depois da publicidade

Como passar o cadarço no furo extra que fica no tênis?

Passar o cadarço no furo extra que fica no tênis é bem simples. Veja a seguir o passo a passo detalhado que preparamos.

  • Primeiro, passe o cadarço no tênis como você sempre faz;
  • Quando chegar no final, invés de amarrar o cadarço, passe-o de dentro para fora no furo extra do tênis;
  • Ao fazer isso, deixe um espaço no cadarço. Deixe o espaço dos dois lados;
  • Em seguida, puxe a ponta do cadarço e passe-a no espaço que você deixou no lado oposto. Faça o mesmo processo com a outra ponta;
  • Por fim, é só amarrar o cadarço como de costume.

Seguindo esse passo a passo, você deixará seu tênis mais firme e estável.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade