Você sabe para que serve o furo na colher de macarrão?

Aprender para que serve o furo na colher de macarrão pode te ajudar na hora de preparo do alimento, principalmente com as medidas e no momento de colocar no prato.

O macarrão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Federal de São Paulo, essa comida está em 98,5% das casas brasileiras. Porém, nem todos sabem para que serve o furo na colher de macarrão, apesar de usarem o instrumento com frequência.

Leia também

No geral, saber a função desse utensílio de cozinha pode ser fundamental durante o preparo do alimento. Sobretudo, pode auxiliar com as medidas e no momento de colocar no prato, para evitar sobras ou desperdício. Saiba mais a seguir:

Para que serve o furo na colher de macarrão?

Comumente, quando vamos preparar o arroz, pode acontecer de acabarmos cozinhando uma medida superior à necessária, ou até mesmo inferior. Enquanto, com o grão, utilizamos medidores específicos para calcular a quantidade, com o macarrão é um pouco diferente. Em vez de utilizar xícaras, o furo da colher de macarrão é quem determina a quantia de massa.

Sendo assim, para medir corretamente, basta colocar o macarrão espaguete ainda cru dentro do furo da colher de macarrão. Por via de regra, a quantidade que cabe nesse espaço equivale a uma porção individual de macarrão. Portanto, é possível obter uma noção realista do tamanho do prato sendo preparado.

Apesar disso, a orientação da maior parte dos chefes de cozinha, e a regra seguida nos maiores restaurantes, é de que é melhor sobrar macarrão do que faltar. Sendo assim, não leve a regra de medição tão a sério, porque assim você não vai acabar cozinhando a mais por conta de uma emergência durante a refeição.

Em contrapartida, utilizar o furo da colher de macarrão como referência é uma forma de evitar desperdícios. Assim, o macarrão pode acabar na própria refeição, e não ficar reservado por dia na geladeira. Porém, existem algumas receitas inteligentes na internet de como reaproveitar o macarrão, como transformá-lo em torta ou massa para bolinhos.

E como medir os outros tipos de macarrão?

No caso do macarrão espaguete, e de outros tipos de massa longa, fica mais fácil medir a quantidade por meio do truque do furo da colher de macarrão. Em outras situações, existem algumas dicas específicas para conseguir medir. As massas curtas, como o macarrão penne, deve-se calcular de 80g a 100g de massa antes de cozinhar para cada convidado.

Idealmente, a melhor estratégia é utilizar uma balança de cozinha, com ou sem tara. Porém, se você não tiver essa ferramenta, pode realizar o processo de outras formas. No caso da massa estilo ninho, que vem na sacola do supermercado com pequenas bolotas, estima-se que 3 unidades são capazes de servir um convidado.

A massa penne pode ser medida por meio de um prato fundo. Ao colocar a massa ainda crua, é possível medir a quantidade para cada pessoa, e também se aproximar da referência de 80g a 100g. Do mesmo modo, os outros tipos de massa curta também podem ser medidos dessa forma, como é o caso da gravata, caracol, espiral, noque ou rigatoni.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.