7 hábitos do motorista que fazem o carro 'beber' mais; veja quais são

Existem alguns hábitos que os motoristas reproduzem que fazem o carro ‘beber’ mais, consumindo mais combustível. Veja quais são os grandes vilões do tanque de combustível.

O consumo de combustível é um fator que sempre gerou muita preocupação em motoristas de todos os cantos. Em tempos de combustíveis caros, economizar gasolina tem sido uma prioridade, mas o que poucos sabem é que também existem alguns hábitos dos motoristas que fazem o carro ‘beber’ mais.

continua depois da publicidade

A manutenção preventiva do veículo é muito importante para que o carro não gaste muito combustível. Nesse sentido, é importante que o condutor realize revisões periódicas, a fim de detectar maiores problemas.

É verdade que o design do carro também influencia no consumo de combustível. Entretanto, outros fatores são mais importantes, existindo alguns hábitos do motorista que fazem com que o carro consuma mais.

7 hábitos que influenciam no consumo do carro

Leia também

O consumo dos carros sempre foi um fator que deixou os motoristas em alerta. Nos tempos de hoje, com a alta nos preços da gasolina e do álcool, economizar é a palavra de ordem para muitos motoristas.

continua depois da publicidade

Alguns hábitos influenciam no consumo do carro e comportamentos reproduzidos por alguns motoristas podem fazer com que o carro beba mais. Pensando em auxiliar cidadãos brasileiros, trazemos uma lista com 7 hábitos do motorista que fazem o carro ‘beber’ mais. Confira:

1 – Andar com o carro desalinhado

Transitar com o carro puxando a direção mais para um lado não só diminui a vida útil dos pneus, como faz aumentar o consumo de gasolina ou álcool. O consumo aumenta nessa situação, porque manter o carro alinhado exige muito do motor do veículo.

Portanto, é importante ficar de olho no alinhamento, para que o carro não exija tanto do motor e isso seja um problema. Evite andar com o carro desalinhado e poupe mais combustível.

continua depois da publicidade

2 – Deixar os pneus descalibrados

Andar com os pneus murchos não é um hábito que ajuda no menor consumo de combustível, além de ser prejudicial para outras partes do carro, como o sistema de direção e suspensão. Dessa forma, a dica para não deixar os pneus descalibrados é verificar a pressão deles todos os meses.

3 – Andar com o carro muito pesado

Deixar o carro com vários itens ou transformá-lo em um canto da bagunça é prejudicial para o consumo de combustível. Tanto na cidade, quanto na estrada, a dica é andar com o carro em um peso adequado, evitando assim o excesso de peso, que obriga o motor a funcionar mais, consumindo maiores quantidades de combustível.

4 – Deixar o carro no ponto morto

Um dos maiores mitos difundidos entre os motoristas é que o fato de andar em ponto morto seja um fator determinante para que o carro consuma menos combustível. Isso porque o carro, quando em movimento, continua a consumir combustível, mesmo que em doses menores.

continua depois da publicidade

Portanto, a dica para a economia plena de combustível é desligar totalmente o veículo quando estiver em um grande congestionamento ou quando precisar esperar com o carro ligado e parado por muito tempo.

5 – Não fazer a troca de filtros

Quando está sujo, o filtro de ar não possibilita a entrada do ar, fazendo com que parte do combustível não seja queimada, justamente pela falta de oxigênio no sistema. Além disso, quando entupido, o filtro também modifica a relação entre o ar e o combustível do carro.

Geralmente os filtros são trocados a cada 10.000 km, portanto é importante ficar de olho para que a troca seja feita no período correto. Carros que andam em estradas com certa frequência devem fazer a troca a cada 5.000 km.

6 – Andar desrespeitando a distância do carro da frente

Andar colado no carro da frente, além de ser uma tremenda falta de educação, é prejudicial para o consumo de combustível. Isso porque o ato de andar sem respeitar a distância mínima do carro da frente faz com que o carro precise frear para depois acelerar novamente e esse movimento gera um gasto maior e combustível.

7 – Não realizar revisões periódicas

Um carro sem revisões realizadas com certa frequência acaba apresentando maiores problemas em algumas instalações. Não levar o carro para a revisão pode danificar o funcionamento de algumas peças, e o carro desregulado pode consumir mais combustível. Por isso, verifique sempre a necessidade de realizar uma revisão em seu veículo.

Leia também

Concursos em sua
cidade