7 dicas e técnicas para espantar o sono na hora do trabalho ou estudo

Espantar o sono é uma tarefa necessária para manter os níveis de produção, seja na hora do trabalho ou no momento do estudo. Confira algumas dicas e técnicas que vão ajudar a te manter acordado.

O sono às vezes pode ser um grande vilão no desempenho de algumas tarefas diárias. Os dias em que nem uma boa xícara de café consegue espantar o sono requerem mais atenção. Por isso, tentamos trazer algumas dicas e técnicas para espantar o sono e deixar mais desperto durante a hora do trabalho e do estudo.

continua depois da publicidade

Durante a rotina de trabalho e até mesmo de estudo, muitas vezes o sono se faz presente e pode até atrapalhar o sucesso dessas tarefas. Uma noite de sono deve ser aproveitada de maneira correta, para auxiliar na concentração e memória, tornando os estudos eficientes e também melhorando o desempenho no trabalho.

Pensando em tornar os resultados pessoais melhores, tanto no estudo quanto no trabalho, elaboramos uma lista com 7 dicas e técnicas para espantar o sono nesses momentos. Acompanhe a seguir e torne seus resultados melhores.

7 dicas e técnicas para espantar o sono

Leia também

A rotina de trabalho e de estudos requer muitos cuidados, e um deles diz respeito ao sono. Uma boa noite de sono em média deve ter cerca de 7 a 8 horas diárias para que o corpo humano se sinta descansado.

continua depois da publicidade

Dessa forma, dormir menos do que isso é pouco aconselhável, sob pena de no outro dia as atividades ficarem prejudicadas, por conta do sono que não deixa realizar nenhuma tarefa. Por isso, elaboramos uma lista com 7 dicas e técnicas para espantar o sono. Confira:

1 – Pratique atividade física

Durante o estudo ou até mesmo em meio ao trabalho, a dica é fazer pausas periódicas, sempre de 50 em 50 minutos, para praticar exercícios de alongamento. Outra dica é praticar uma leve caminhada, a fim de esticar os membros. Além disso, é válido tentar fazer qualquer tipo de atividade física leve, como abdominais por cinco minutos, tempo necessário para a estimulação da circulação do sangue.

continua depois da publicidade

2 – Tome banho gelado (ou lave o rosto com água)

Para os momentos de sonolência mais intensa, caso esteja estudando no ambiente de casa, por exemplo, a dica é tomar um banho gelado. Caso não seja possível, por se tratar de estar no ambiente corporativo, experimente lavar o rosto com água gelada. Isso ajuda com que o corpo desperte, além de distrair o cérebro.

3 – Evite alimentos pesados e gordurosos

Pessoas que estão em uma rotina de estudos e de trabalho e que precisam acordar cedo e desempenhar suas atividades devem evitar o consumo de alimentos pesados, com excesso de gorduras. Por isso, caso não queira ter o desempenho afetado no dia seguinte, evite o consumo de alimentos pesados e evite os carboidratos, dando preferência para alimentos ricos em proteínas e refeições mais cedo.

4 – Procure fazer pausas

Outra dica para espantar o sono durante o trabalho ou o estudo é fazer pausas periódicas. Nesse sentido, quando o sono estiver dando indícios, procure alguma distração, como um vídeo engraçado na internet. Isso porque se distrair faz bem em alguns momentos, sendo capaz de auxiliar o corpo a despertar e relaxar o cérebro.

continua depois da publicidade

5 – Ouça música

Para se manter desperto enquanto trabalha ou estuda, uma dica é colocar uma música. Trabalhar ouvindo música pode influenciar na concentração, auxiliando o cérebro a se distrair e ao mesmo tempo se concentrar no seu afazer. Caso esteja estudando, dê preferência para músicas instrumentais ou eruditas.

6 – Procure respirar fundo

A respiração é primordial para o corpo humano, auxiliando em várias situações. Dessa forma, se o sono estiver incomodando no ambiente escolar ou de trabalho, pare tudo o que está fazendo e respire fundo a fim de trazer calma e relaxamento.

7 – Evite olhar para o computador ou celular

Se o sono apertar, evite olhar para telas de computador ou de celular. Isso porque elas machucam os olhos, e podem causar irritação, visão duplicada, dor de cabeça, entre outros. Dessa forma, algumas dicas podem funcionar, como diminuir o brilho das telas ou desviar o olhar dos aparelhos por 20 minutos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade