7 coisas que você não deve jogar no ‘lixo comum’

As coisas que você não deve jogar no lixo comum podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Saiba mais a respeito.

Você sabia que descartar certos itens no lixo comum pode ser uma má ideia? É verdade. Muitos objetos que usamos no dia a dia podem causar problemas se não forem descartados corretamente.

continua depois da publicidade

Portanto, para não prejudicar o meio ambiente e até evitar transtornos para nós mesmos, é importante saber quais são esses itens e como descartá-los corretamente.

Por isso, elaboramos este artigo que lista sete coisas que você não deve jogar no lixo comum e explica por que é importante fazer isso de uma maneira diferente.

Continue conosco até o fim da leitura e ajude a preservar a mãe-natureza, que clama por socorro.

continua depois da publicidade
Leia também

Itens que você não deve descartar no lixo comum

1. Pilhas e baterias

Pilhas e baterias são usadas em muitos dos nossos aparelhos eletrônicos, como controles remotos e relógios, por exemplo. Mas você sabia que elas contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente?

Quando descartadas no lixo comum, essas substâncias podem contaminar o solo e a água. Então, o que fazer? O ideal é levar as pilhas e baterias usadas para pontos de coleta específicos na sua cidade.

continua depois da publicidade

Eles geralmente são encontrados em supermercados e áreas de grande circulação de pessoas.

2. Medicamentos vencidos

Às vezes, temos remédios em casa que já passaram da validade ou que não precisamos mais usar. Mas descartá-los no lixo comum pode ser perigoso, sabia?

Os medicamentos contêm substâncias químicas que, se forem parar no meio ambiente, podem causar danos.

A melhor maneira de se livrar dos remédios vencidos é levá-los até uma farmácia que tenha um posto de coleta para isso.

3. Óleo de cozinha usado

Depois de fritar aquele delicioso pastel para o lanche da tarde, o que você faz com o óleo que sobra na frigideira? Despeja tudo na pia? Isso não é uma boa ideia. O óleo de cozinha usado pode entupir tubulações e causar sérios problemas de saneamento.

continua depois da publicidade

O correto é armazenar o óleo usado em uma garrafa PET e levar o líquido até um posto de coleta que faça a reciclagem desse material.

4. Aparelhos eletrônicos estragados

Quando os nossos celulares, computadores ou outros aparelhos eletrônicos param de funcionar, a vontade é de jogá-los no lixo e se livrar do problema, certo?

Mas não devemos fazer isso. Os eletrônicos contêm materiais que podem ser reaproveitados, como metais e plásticos, por exemplo. Portanto, é importante levar esses itens até pontos de coleta específicos.

5. Lâmpadas fluorescentes e LED

As lâmpadas fluorescentes e de LED são mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas incandescentes, mas também precisam de cuidado especial na hora do descarte.

Elas contêm substâncias químicas, como mercúrio, que são prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, quando quebradas ou inutilizadas, devem ser levadas até postos de coleta disponibilizados pela prefeitura. Fica a dica, ok?

6. Pilhas recarregáveis

As pilhas recarregáveis são uma alternativa mais sustentável às pilhas comuns, mas também precisam de um descarte adequado. Elas contêm metais pesados que podem ser tóxicos se forem parar no meio ambiente.

Portanto, quando não estiverem mais funcionando, devem ser levadas para pontos de coleta destinados à reciclagem de materiais.

7. Eletrodomésticos grandes

Quando trocamos geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos grandes, é importante não deixá-los na rua ou jogá-los no lixo comum.

Além de ocuparem muito espaço nos aterros sanitários, esses aparelhos contêm materiais que podem ser reaproveitados durante o processo de reciclagem.

Portanto, o ideal é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como descartar esses itens corretamente.

Viu como é importante ser cuidadoso ao descartar certas coisas no lixo? Seguindo essas dicas simples, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde de todos nós.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade