Antes de subir ao altar e trocar as alianças, um casal precisa passar um tempo namorando, se conhecendo ainda mais e compartilhando os mais variados tipos de experiências. Mas será que tudo isso, de fato, garante um matrimônio feliz? Essa matéria selecionou cinco sinais que o namoro pode virar casamento.
Se você é um concurseiro que acredita estar apaixonado pela pessoa amada e a quer ao seu lado pelo resto da vida, não deixe de ler até o final. Todos os indicativos abaixo devem fazer parte da rotina de qualquer casal que namora. Bora lá conferir?
Sinais que o namoro pode virar casamento
1) Existe respeito mútuo
Talvez esse seja um dos principais sinais que o namoro pode virar casamento. Sem respeito, absolutamente nenhuma relação amorosa pode dar certo. Vocês se respeitam, concurseiro? Respeitam as preferências individuais? Respeitam os sonhos, desejos, família, profissões e amigos?
Se a resposta para tais perguntas for “sim”, esse é um grande indicativo de que a sua relação tem futuro. É importante frisar que, além do respeito mútuo, também é preciso respeitar o relacionamento de vocês, entende? Isso é uma realidade indiscutível.
Vale dizer que o respeito, que é bastante abrangente, está inserido dentro do contexto da maturidade e vice-versa. Ou seja, se o concurseiro não respeita (de todas as formas) a pessoa na qual se relaciona, ele ainda não tem maturidade suficiente para subir ao altar.
2) Ambos se apoiam sempre
Outro dos sinais que o namoro pode virar casamento. Se o concurseiro sempre apoia incondicionalmente a pessoa amada e vice-versa, independente da situação, é um forte indicativo de que a relação está no rumo certo.
É conveniente ressaltar que vocês são pessoas que nasceram em famílias diferentes, tiveram criações diferentes, tem objetivos, sonhos e personalidades distintas, concorda? Mesmo que exista apoio entre vocês, uma hora ou outra, as diferenças vão se tornar evidentes.
E aí, concurseiro, vocês estão preparados para manter o apoio de sempre? Por exemplo, se você passar em um concurso público em outro estado e precisar se mudar de cidade para começar na carreira dos sonhos, será que a pessoa amada vai te apoiar? Pense nisso.
3) Vocês se aceitam como são
Mais um dos sinais que o namoro pode virar casamento. Aceitar o outro como ele é, sem querer “moldá-lo” do seu jeito, é um dos pontos mais cruciais em qualquer relação amorosa, para que a mesma engate em um matrimônio feliz e duradouro.
Aquele concurseiro que vive em pé de guerra com a pessoa amada e não consegue conviver pacificamente com as imperfeições dela (e vice-versa), ainda não está preparado para firmar um compromisso tão sério como o casamento.
Agora, se você aceita o outro da forma que ele(a) é, sem julgamentos, indiretas ou brigas constantes, é um indicativo do tanto que a relação está no caminho certo. A aceitação mútua é primordial na convivência diária entre duas pessoas.
4) Sinais que o namoro pode virar casamento: Sabem gerir os conflitos
O diálogo sensato e maduro durante as crises da relação, além da gestão inteligente dos conflitos do dia a dia, também indica que a relação do concurseiro está no rumo certo, caso esse contexto esteja inserido na rotina do casal.
Vale destacar que casais que ignoram as eventuais crises e não usam da sinceridade para expor o seu ponto de vista provavelmente não vão durar muito tempo juntos. Isso é certo.
É inevitável que todo namoro tenha conflitos. Mas o grande desafio é saber lidar com eles, sem sofrimentos, chateações ou ameaças. E só se consegue isso com muita maturidade emocional.
5) Existe a certeza do amor para ambos
O último dos sinais que o namoro pode virar casamento. Você tem total certeza de que sente amor pela pessoa com quem deseja passar o resto da sua vida, concurseiro? Se tiver o mínimo resquício de dúvida, é melhor não pensar em matrimônio, pelo menos por enquanto.
Ter certeza desse sentimento e dos seus objetivos, no que tange à relação, é primordial em todos os aspectos. Por isso, o nosso conselho é: jamais faça nada se ainda não tiver 100% de certeza de que realmente ama o(a) parceiro(a).
Agora, se você nunca duvidou do amor que sente pela pessoa amada e que jamais sentiu nada com tamanha intensidade por outro(a), a sua relação pode ter um futuro brilhante. Casar sem amar de verdade não faz o menor sentido, certo?