5 coisas que podem ser apagadas com o lado azul da borracha

Famosa na década de 90, essa borracha clássica de duas cores era popularmente conhecida por apagar a tinta da caneta.

A borracha é um item muito utilizado na escola, e uma das mais populares é a de duas cores: vermelha e azul. Inclusive, muita gente já estragou uma folha do caderno ao tentar usar o lado azul para apagar caneta.

continua depois da publicidade

Isso levou os estudantes a ficarem confusos sobre qual é a verdadeira função dessa parte da borracha. Quer descobrir para que ela realmente serve? Então, continue lendo a seguir.

O que você pode apagar com a parte azul da borracha?

1. Tinta de caneta em papéis rígidos ou ásperos

Leia também

A borracha com lado azul é uma ferramenta versátil que, segundo os fabricantes, pode ser usada para apagar tinta de caneta em superfícies mais resistentes como papéis rígidos ou ásperos.

Isso é possível porque essa parte é mais abrasiva e, ao esfregar suavemente sobre a tinta, ela atua desgastando a camada superior do papel onde a tinta está aderida, removendo-a eficazmente.

continua depois da publicidade

No entanto, é importante usar essa técnica apenas em papéis mais grossos e resistentes, aplicando uma pressão moderada e movimentos constantes.

2. Desenho em cartolina

Desenhos feitos em cartolina podem ser corrigidos com o lado azul da borracha. A cartolina, sendo um material mais espesso e durável, suporta a abrasividade do lado azul, permitindo que erros de desenho sejam removidos sem deixar marcas significativas.

Essa característica é especialmente útil para artistas ou estudantes que utilizam a cartolina para projetos e apresentações, proporcionando uma margem de erro que pode ser corrigida com facilidade.

continua depois da publicidade

3. Desenho feito com lápis de cor

O lado azul da borracha também serve para apagar desenhos feitos com lápis de cor. Embora os pigmentos dos lápis de cor sejam projetados para aderir bem ao papel, a textura mais áspera do lado azul pode ajudar a remover o pigmento da superfície.

Isso é particularmente útil quando se quer corrigir detalhes ou ajustar as sombras e contornos de um desenho artístico.

4. Escrita a lápis

A escrita a lápis é tradicionalmente apagada com o lado vermelho da borracha, mas o lado azul também pode ser usado para esse fim. Por ser mais abrasivo, é eficiente para apagar traços mais fortes ou escuros de grafite.

continua depois da publicidade

Porém, é necessário ter cautela para não rasgar o papel, especialmente se ele for fino ou delicado. Uma dica é apagar com movimentos leves e circulares para minimizar o desgaste no material.

5. Rabiscos em madeira, plástico e isopor

Por fim, o lado azul da borracha pode ser usado para remover marcas e rabiscos feitos em superfícies como madeira, plástico e isopor.

Sua composição, que consiste em uma mistura de látex e pedra-pomes, permite que trabalhe sobre esses materiais sem os danificar, desde que usado corretamente.

Em madeira, pode ajudar a apagar marcas de lápis usadas para guiar cortes ou medições. Em plásticos e isopor, pode limpar marcas de identificação ou erros em modelagem e artesanato.

Portanto, é uma ferramenta útil para manter a estética limpa de trabalhos manuais e projetos de DIY (“Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo” em português).

Como surgiu a borracha?

Antes das borrachas, usava-se farinha de rosca para apagar marcas de papel. As primeiras borrachas foram criadas no século XVIII e eram de látex natural. Porém, sua grande desvantagem é que se deterioravam rapidamente.

Em 1770, na Inglaterra, Joseph Priestley descobriu que a borracha apagava marcas de lápis, mas foi Edward Nairne quem começou a vendê-la como apagador.

Essas ferramentas funcionam friccionando o papel para remover o grafite, auxiliadas pela eletricidade estática. Hoje, há borrachas de diversos tipos, como plástico ou látex, suaves ou abrasivas, para diferentes usos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade