5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

O liquidificador é um eletrodoméstico queridinho dos brasileiros e sua presença está garantida na maioria das milhares de casas no país. Sua praticidade é ponto alto e seu modo de funcionamento traz muitos benefícios na cozinha, entretanto existem algumas coisas que podem danificar o liquidificador e a maioria das pessoas não imagina.

continua depois da publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas jogar os ingredientes no liquidificador e bater. O uso do eletrodoméstico requer cuidados que evitem danos maiores, como curtos-circuitos e choques elétricos, além de desgaste do motor, sujeira e cortes nos dedos ao manusear algumas partes.

Nesse sentido, o uso adequado do liquidificador inclui não forçar seu funcionamento. Acompanhe a seguir 5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia.

Leia também

Coisas que podem danificar o seu liquidificador

1 – Cuidado com líquidos quentes

O copo de plástico do liquidificador nem sempre suporta o calor e acabam trincando. Por isso, para que a jarra dure mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados, como não colocar líquidos em temperaturas superiores a 80° C e manter a tampa aberta para esfriar um pouco o líquido antes de batê-lo.

continua depois da publicidade

Alguns modelos, entretanto, suportam altas temperaturas sem causar manchas ou danos maiores.

2 – Não sobrecarregue o liquidificador

A sequência certa dos ingredientes deve começar pelos líquidos, e depois os ingredientes sólidos. Dessa maneira, os sólidos são puxados para baixo. Fique de olho também na potência do liquidificador, pois se for muito baixa o motor pode queimar.

3 – Não amole as lâminas

Essa é mais uma coisa que pode danificar o liquidificador. Nunca tente fazer isso, pois pode danificar o liquidificador e fazer com que ele perca seu desempenho. A dica para deixar as lâminas do aparelho mais afiadas é colocar uma pedra de gelo e triturar na função “Pulsar”.

4 – Use o lado certo da esponja para limpar o liquidificador

Usar o lado mais áspero da esponja é prejudicial para o seu liquidificador. Isso risca a jarra e faz com que ela perca a sua transparência, dando aspecto de velho ao eletrodoméstico. Use sempre o lado macio da esponja e evite o surgimento de arranhões, que acabam ajudando a acumular sujeira.

continua depois da publicidade

Outra dica de limpeza, neste caso, é colocar um pouco de água e detergente no copo do liquidificador e usar a função pulsar para distribuir a mistura por todo o copo do liquidificador. Depois basta enxaguar com água.

5 – Não use para fazer pães e bolos

O liquidificador não é o eletrodoméstico mais indicado para bater massas de pães e de bolos. Isso porque a massa é densa a ponto de atrapalhar o motor da maioria dos modelos domésticos de liquidificadores. Portanto, não tensione ao máximo o liquidificador se quiser que ele dure por mais tempo e evite esse tipo de receita.

Em caso de limpeza do eletrodoméstico, nunca coloque a base do aparelho embaixo da água, pois isso por danificar o motor. Para limpar, basta um pano úmido com detergente neutro para tirar a sujeira da base do liquidificador.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade